"Era uma fria o Seu Frias"

“A Folha da Tarde, do Grupo Folha, tinha policiais ligados à repressão que trabalhavam como repórteres. Ela era conhecida como o ‘Diário Oficial da Oban’ (Operação Bandeirantes) e ‘jornal de maior tiragem do País’, pela quantidade de tiras
Beatriz Kushnir - autora do livro Cães de guarda – Jornalistas e censores: do AI-5 à Constituição de 1988,
lançado pela Editora Boitempo em 2004
URL: http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2006/jusp783/pag1011.htm
Nota enviada por Vanderley Caixe.

Sobre a relação da imprensa com a ditadura recomendo a leitura deste artigo do Professor João Amado: Os jornalistas e o Golpe de 1964.

Comentários

Anônimo disse…
Não consigo postar com meu nome, deve ter saído como anonimo então me identifico: Wilson Cunha Junior
Anônimo disse…
Tem uma discussão quente no Blog do Eduardo Guimarães e se vê que tem jornalista "profundamente triste" com o passamento deste senhor. Mas meu caro, permita-me mudar de assunto e te perguntar se vc mostrou ao Fausto Wolff a lista que saiu no Paulo Henrique Amorim sobre políticos que votaram a favor da máfia da jogatina. Nada demais salvo dois nomes: Jeferson Peres e Heloísa Helena. Visto que tu tens uma "candida igenuidade politica" e que o FW purifica a HH como fica isso? Em tempo: gosto muito do FW e só quero entender o que se passa.
Anônimo disse…
Não é o que o Ricardo Kotscho disse no livro dele. Pelo contrário. A folha foi um dos maiores incentivadores das Diretas, do Movimento Sindical do ABC. Mesmo indo contra a ética jornalistica, o que ele admite. E quem escereveu isso foi um dos maiores amigos de Lula.
Jean Scharlau disse…
Serjão, de repente com um jornal ele agradava os gregos e com outro os troianos...
Anônimo disse…
Pais sem memória é assim: o pilantra de hoje é o herói de amanhã.
Prezado Jean,
Um pequeno post, mas bem interessante. Muito esclarecedor o texto "Os jornalistas e o Golpe de 1964 - João Amado" na Revista do Lobo, que gostei de conhecer.

"Eles não desistem. Eles nunca desistirão". Nem aqui, nem um lugar nenhum. Dê uma olhada no post "CNN faz manipulação descarada de imagens" (Na Periferia do Império) e veja do que certo jornalismo é capaz.

Um abraço
BEATRIZ KUSHNIR disse…
Deixo para vc e para que mais quiser, o blog do meu livro Cães de guarda (http://caesdeguarda-jornalistasecensores.blogspot.com/). Obrigada
Beatriz Kushnir