Por Inércia, Ignácia, Enêida Psiquê e Marisa

Pela pura Inércia, muitos blogueiros e internautas seguem a fazer campanha eleitoral pró Lula!

Hello-ou - pelas doiradas madeixas da loira oxigenada Ignácia - a eleição acabou minha genteeeen. Lula não é nem pode ser mais candidato - a-c-a-b-o-o-u- o constante, repetitivo, maçante negócio de sustentar Lula candidato à presidência, ao menos nas próximas eleições . Ufa! Que alívio! Lula foi o peixe que eu vendi em 1989, em 1994, em 1998, em 2002 e em 2006. É muito tempo vendendo o mesmo peixe, que nem peixe é (como pode um peixe vivo, viver fora da água fria? Como poderei viver, como poderei viver, sem a tua, sem a tua, sem a tua campanha? - Cara! Vai ser a primeira vez na minha vida que votarei e farei campanha para candidato a presidente que não será Lula! Notem a importância do momento histórico para grande parte da esquerda brasileira.)

Então, Nildo (que me xingou nos comentários do texto abaixo) é isto - queiras ou não, com certeza não queres, vais ter que achar, descobrir, construir outro candidato para presidente nas próximas, xiru. E vamos, todos nós, parar com essa babação molusca em cima do nosso passado peixe, coisa que não cabe nem faz sentido. O que Lula, pelos próximos 3 anos, e o Brasil, para sempre, mais precisam é de uma crítica firme, coerente e verdadeira pela esquerda. A ausência de crítica contundente à esquerda tem ajudado a empurrar Lula para a direita. Se não vêem isto, consultemos nossa orácula Enêida Psiquê.

Enêida Psiquê fez psicologia na Ufrgs e doutorou-se nos butecos do Bonfim e Cidade Baixa. Ela me disse o seguinte ontem à noite: - Sabe porque, ô Scharlau, a mídia bateu, bate e baterá sempre no Lula? (E antes que eu respondesse) É porque o Lula respeita muito quem bate nele. Ele sempre negocia com quem bate nele, não vês aí a Globo com o Ministério das Comunicações? O Nelson Jabá na Defesa? E sabes porquê? (E antes que eu pudesse responder, de novo) Porque em quem pode lhe dar porrada ele reconhece o poder, e ele sabe o valor e respeita o poder - sua vida inteira fez medir poderes - o seu, como sindicalista e político e o dos seus super opositores. Depois de dizer isso Enêida Psiquê foi buscar cigarros e não voltou, mas pelo que ela disse e que eu acho que tem fundamento, a esquerda não vai levar nada se não começar a bater em Lula por aquilo que ele merece apanhar. Obviamente não como bate o PSOL, o PSTU, o PCO: junto com a caterva dos democrassos, tucanos e pepestes.

A Claudia me disse que deve ter doído para escrever o texto abaixo... Muito, Claudia. Vem doendo desde 2003. Mas escrever esse texto ontem foi tirar um espinho da carne - e logo depois já começou a aliviar a dor que vem desde 2003, sabes? O Jens e o Zealfredo tiveram a mesma sensação, parece, de ver um espinho sendo arrancado da carne. Já o Maia faltou à aula de interpretação de texto.

Paulo Vilmar, só tem um jeito de fazer o Lula chamar o povo para o negócio - é o povo começar a bater firme e forte em toda a mão boba que Lula apresente. Chega de botar panos quentes nessa história neo sacana, chega de passar a mão por cima das patacoadas de Lula. A-c-a-b-o-u--s-e. Nem querendo podemos fazer campanha para Lula. O que temos agora é a oportunidade, e a obrigação, de achar alguém melhor para ser nosso candidato em 2010.

Ah, sim, e Marisa?

- Nunca mais a vi
No meu gauderiar andejo,
Somente em sonhos a vejo
Em bárbaro frenesi.
Talvez ande por aí,
No rodeio das alçadas,
Ou talvez, nas madrugadas,
Seja uma estrela chirua
Dessas - que se banha nua
No espelho das aguadas! *
(*Jayme Caetano Braum)

Comentários

Anônimo disse…
póbi jéão shasha...agora arremete num papinho cheio de clichês de porta de banheiro de rodoviária. Antes de externar o que penso ofereço esta luva ao grande sabe-tudo Jéão, a qual li no Carta Maior e serve direitinho ao onisciente, são palavras de Ernst Bloch para reflexão:"...a novidade socialista acontece com poder e não com tagarelice, com o trabalho árduo da comprovação e não com lábia desleal". Nem é tão difícil de entender, não achas?
Vamos lá: em primeiro lugar o Lula não governa para a esquerda, pro PT, pro shasha, pra CUT, pra PN! Lula governa quase 200 milhões de pessoas, cada uma com um pensamento, cada uma com seu(s) problema(s), ricos e pobres, scharlaus e nildos. - Em segundo lugar devemos criticar sempre, quaisquer que sejam os governos, mas criticar construtivamente. Eu não o faria, ainda mais num febapa, dado o momento delicado que o país vive. Bem, óbvio que esta é apenas a minha visão, "não tão PERFEITA" quanto às de moradores do estado que elegem pantalheiras... - E, em terceiro lugar, eu já tenho minha candidata, embora não tenha me prestado a dizer estultices múltiplas como o shasha, aliás, respostas às questões feitas, nada! Ela se chama Dilma, e, novamente, na modesta opinião deste que não lê zerohoras, é a grande dama que o Brasil precisa. Ao jéan, sinto um mix de pena e vontade de rir quando releio a maravilhosa fábula dejetada. Gaúcho exxxperrrto! nirdin
Anônimo disse…
"Num bochincho certa feita
Fui chegando de curioso
Porque vício é que nem sarnoso
Nunca para nem se ajeita..."

Mas na minha opinião, bão mesmo dessa obra-prima do *Jayme, onde sua sintonia com Lucio Yanel trata-se de uma das coisas mais perfeitas que se produziu na história da música, é O Tempo:

"O tempo vai repontando
O meu destino pagão...

...o fim da estrada é a tapera
Ou não se sabe do eterno
Mas a esperança do inverno
É a volta da primavera...

Que a vida é um credito aberto
Que é preciso utilizar...

...O índio mais "quexoduro"
O tempo amansa no assédio
Gastar é o melhor remédio
No "repecho" e na descida
Porque na conta da vida
Não adianta saldo médio"

nirdin cabecin chatin
Tomacaúna disse…
Bravo. A crítica necessária (e urgente) mas sem entrar no coro de vaias da elite "cansada". Um dos melhores textos que tenho visto na blogosfera.
Omar disse…
A Dilma é uma boa candidata?
Anônimo disse…
Esse anônimo deveria juntar-se ao cansei, tamanha a sua "fanatice".
Ou abrir uma seita "Lula é o mestre".
Argumentos, zero.

Outro texto muito bom!!!! Acho que a maioria dos petistas, esquerdistas entenderam muito bem o teu recado. O resto é o resto e não é preciso levar em consideração.
Anônimo disse…
Não Sil, o nome da seita deveria ser "sil mestre gauchístico de rebanhos rbssss". Quem segue seitas são os idiotizados por zerohoras e jornalecos infestados de colunistas cooptados, vide uma dos fascistas fidelíssimos aos vômitos do ''rei tiazinha nossacaixa2 azevedo''...se tivesses realmente lido o que escrevi, e não sou anônimo embora tua petulância assim viu, terias percebido nos escritos, que todos temos o dever de criticar, e este governo têm muuuuitas atitudes para o fazermos, PORÉM, não penso serem todas as críticas do Jean corretas, aliás, a maior parte não resiste a questionamentos sérios. Neste momento delicado onde o imprensalão com mentiras, distorções e a abjeta opção de "testar hipóteses" revelada pelo Kamel/TAM, orquestra ataques dioturnos contra a democracia, não carece que façamos coro com ele produzindo peças opinativas ANTI-LULA, como a que achastes divina, expelida pelo Jean. O resto é o resto! ô gaúchada que ainda pensa que são superiores ao RESTO! ** Sou nascido e criado ''pela aí'', Menino Deus de tantas peleias! JAMAIS passei perto de partidos políticos, nunca fui filiado e não pretendo ser, pois não acredito em partidos, acredito, e voto, em indivíduos que me transmitirem sinais de correção e de caráter. Sou apenas BRASILEIRO por opção, gaúcho de nascimento... Nirdin cabecin chatin e gauchin
Anônimo disse…
Sil, EU TENTEI ARGUMENTAR, VOSSA EXCELÊNCIA NÃO! RELEIA PARA NÃO ESTULTICES! ACHAR MEUS ARGUMENTOS FRACOS SERIA ACEITÁVEL, MAS PARECES NÃO TER CAPACIDADE DE PERCEBER ARGUMENTOS x FANATISMO...RELEIA: "Vamos lá: em primeiro lugar o Lula não governa para a esquerda, pro PT, pro shasha, pra CUT, pra PN! Lula governa quase 200 milhões de pessoas, cada uma com um pensamento, cada uma com seu(s) problema(s), ricos e pobres, scharlaus e nildos. - Em segundo lugar devemos criticar sempre, quaisquer que sejam os governos, mas criticar construtivamente. Eu não o faria, ainda mais num febapa, dado o momento delicado que o país vive. Bem, óbvio que esta é apenas a minha visão, "não tão PERFEITA" quanto às de moradores do estado que elegem pantalheiras... - E, em terceiro lugar, eu já tenho minha candidata, embora não tenha me prestado a dizer estultices múltiplas como o shasha, aliás, respostas às questões feitas, nada! Ela se chama Dilma, e, novamente, na modesta opinião deste..." Quer que desenhe? Nildo
Jean Scharlau disse…
Nildo, estás insistindo que eu te dê "respostas às questões feitas". Reli teus comentários e a única questão que propuseste está no comentário ao texto anterior onde perguntas quem eu indicaria candidato. Mas se eu estou dizendo que agora o importante é pensarmos quem será o candidato... Esta é minha proposta por enquanto. Não tenho nomes sequer na mão, muito menos na manga. Um abraço!

O nosso grande parceiro blogoleônico Omar pergunta: a Dilma é uma boa candidata? Não sei, Omar. Mas temos que começar a pesquisar, antes que só nos reste escolher entre os candidatos que nos serão "naturalmente" impostos. Abração!

Sr. F e Sil, benvindos. Acho que é a primeira vez que comentam por aqui, não é? E ainda concordando comigo! Legau! (Que é mais e melhor que legal e dá direito a um copo de Nescau). E porque hoje é sábado, como cantava Vinicius, abraços mis!
Anônimo disse…
Beleza este blog anti-lulla, assim que tem que ser, parece outro que o titular é dos melhores quadros do nosso PSTU! Massa mesmo, vou indicar para meus camaradas detonarem o mollusco
Unknown disse…
Caro blogueiro, prepare a pomada para seu cotovelo... Ele vai continuar doendo e muito... O próximo presidente será aquele que Lula apoiar e em 2014 Lula estará de volta.

Ninguém está fazendo campanha pelo Lula em 2010... Isso é uma viagem de sua cabeça atormentada pela frustração do enorme sucesso do Governo Lula.

O que existe é uma campanha anti-Lula promovida pela oposição e seus patrões dos grandes grupos de comunicação do País, porque sabem que o apoio de Lula será decisivo em 2008 e 2010...

Pela ação (e inação) da oposição e por este texto aqui... tudo indica que Lula será o principal (e por enquanto único) grande líder político deste País.
Anônimo disse…
Fantástico. Brasil binário só é possível através da retina de gente burra. Desinterditar a crítica e calar os golpistas, eis aí um bom motivo pra se escrever num blog.
Anônimo disse…
Concordo em boa parte com tuas colocações. Mas precisamos entender o processo que teve seu climax nos últimos dias.
Vou testar hipóteses(expediente muito usado pela grande mídia): o que realmente saiu de concreto dos "protestos" da mídia e dos cansados? Bem, vou responder...a ascensão de Jobim como o "salvador da pátria".
Parece inocente. Mas é uma maneira de, nas próximas eleições, eles, os de sempre, não perderem. De um lado o tal do Serra pela "oposição"...do outro o Jobim pelo "Governo"...quem ganha? não importa! na verdade dá tudo no mesmo!!!Vitória certa dos defensores do neoliberalismo!
Fortalecer a Dilma me parece uma boa...temos que criar um racha entre PMDB e PT e apresentar uma terceira opção para chegar, pelo menos, ao segundo turno. Ai agente faz a festa.
Anônimo disse…
Jean, entendo a sua argumentação e concordo em parte com ela, mas a argumentação do Nildo na minha opinião é melhor, mais consistente.
Vera Pereira disse…
Quer dizer que o ilustre Scharlau já deu por encerrado o segundo mandato de Lula, que mal começou, já toma o presidente como politicamente morto, carta fora do baralho, e anda mirando o 2010. E o anônimo acima escreve que "temos que criar um racha entre PMDB e PT e apresentar uma terceira opção para chegar, pelo menos, ao segundo turno." Essa apresentação deveria ser feita desde já? Não lhe parece que com esse racha estaria propiciando que Lula sequer chegasse ao ano que vem no cargo, abatido pela oposição na primeira oportunidade oferecida pela mídia e seus apoiadores? Por que é necessário desconstruir Lula para pensar numa alternativa de esquerda ou o que for que dê continuidade às boas políticas de Lula? Por que é preciso aprofundar as críticas a Lula para pressioná-lo a mudar suas políticas? Ou será que o Scharlau quer mesmo é descobrir quem entre os neoliberais lhe é mais palatável? Será que Scharlau aderiu aos neoliberais? Há outros na oposição que não sejam neoliberais de pai e mãe e história pregressa?
Anônimo disse…
É bem assim: "tirar um espinho da carne - e logo depois já começou a aliviar a dor que vem desde 2003"...
Parabéns, Jean.
Anônimo disse…
Vera, calma...sou o "anônimo acima". Não disse nada sobre desconstruir o Lula e também acho um erro provocar esse "racha" agora. Acredito que o Lula está fazendo o possível dentro do sistema ai instalado. Isto quer dizer que o apoio no momento do PMDB é fundamental. Minhas críticas a mídia e aos "cansados" não são por suas filiações político-ideológicas. Todos, na democracia, temos o direito de colocar nossas opiniões. Minhas críticas à estes setores são pelo fundo "golpista" de suas pretensões. O mais importante no momento é manter o Governo que foi democraticamente eleito. Mas o "racha" com o PMDB será inevitável se este partido lançar o Jobim como candidato. O Jobim ou qualquer outro que o valha. Temos que manter a democracia neste país e ,mais ainda, não podemos retroceder no pouco que conseguimos. Entendo os seus comentários e o "perigo" que um "racha" entre nós pode representar agora. É tudo que eles querem!!!Mas não podemos parar de fazer planos para o futuro...o "inimigo" já está colocando em prática os seus.
Claudinha disse…
No Diário Gauche, ótima entrevista com a Marilena Chauí. Vale a pena conferir: www.diariogauche.blogspot.com
Ela baixa a ripa no Governo e no PT com argumentos contundentes. Abraço!
Anônimo disse…
Anônimo, tu pode não ser anônimo, mas como não te conheço e como não tens nome aí, continuo a te chamar de anônimo.
Óbvio que as críticas têm de ser construtivas e acho q o que o Jean fez foi isso.
Lula passou, deu. O problema da esquerda é que ela não se organiza. A direita está unida, as elites têm até um movimentozinho, medíocre, que seja, mas não deixam para ontem.
Enquanto tu ficas aqui enfurecido por que estamos falando e fazendo críticas construtivas ao Lula, a direita está já a fazer seu pé de meia.
E quem cavou sua própria cova (em parte) foi o próprio lula.
Então, não sou eu, nem ninguém aqui que tem culpa.
Todos aqui, creio eu, um dia acreditaram no lula e hoje nos vemos nessa situação.
A melhor opção é começar a pensar no PT e não no lula. O lula há tempos se distanciou do partido e de seus antigos ideais!
Paulo Vilmar disse…
Jean!
Incrível, como as coisas tornam-se invertidas. Parece um diálogo de surdos, ninguém tem a mínima vontade de entender o que falastes! Cada um fala sobre o quer e não sobre o que leu! Tenho certeza absoluta que a próxima eleição terá um eleitor especial que fará de seu candidato o vencedor! Lula não é e nunca foi bobo, ainda mais em termos de eleições. Mas, o que temos que procurar fazer, para inclusive ajudar o Lula, é fomentarmos a discussão em torno de nomes para levarem adiante as bandeiras timidamente cravadas nas montanhas desbravadas. Muito foi feito, mas muito falta fazer e, em minha opinião, somente uma pessoa tem tato, força e perseverança para enfrentar os poderosos midiáticos, golpistas, cansados e ditatoriais representantes de nossas "elites". Este nome é de DILMA.
Abraço...