Diferença entre charge e cartum

Charge é uma piada efêmera, com data de validade, pois relativa a uma situação, fatos de um momento específico, que logo depois perdem-se na poeira do tempo, o que oculta sua graça.

Cartum é uma piada perene, pois refere-se a características, condições, situações duradouras, permanentes, ou cíclicas e repetitivas.

Mais ou menos isso. Quem ensinou foi o Bira Dantas em sua palestra na 27ª Feira do Livro de Brasília. O Jaguar, o Nani, o Allan e outros feras comentam o assunto neste trecho de entrevista, a partir dos 9 minutos do vídeo (para baixar no Portal Literal). Jaguar conta como faz cartum dentro da charge.

Comentários

Anônimo disse…
valeu cara
Unknown disse…
Legal me ajudou muito
Rebeca Faustino
Maikon disse…
vlw a judo bastante, ´prova d portugueis ta f*da
Anônimo disse…
vlw ajudo bastante, prova d portugueis ta f*oda
Anônimo disse…
AJUDOU UM POUCO, MAS ESPECIFICA MAIS DA PROSSIMA VEZ
OK?
vlw ajudou mt trabalhim de interpretaçao aff!!!!!!!!!
Unknown disse…
Pd crê Sarinha !!
É o Leo Levi !!
Anônimo disse…
vlw ajudou bastante, obrigado
mariane disse…
ajudou muiito... mais eu queria alguns exemplos :) .
Jean Scharlau disse…
Não vai dar, eu não desenho bem, Mariane. ;-)
Anônimo disse…
Agora consegui definir o temporal e o atemporal dessa história de Charge e cartum. Obd .
Matheus Henrique disse…
Valeu mesmo aí!! Estava precisando disso e emcontrei até de mais!!
Anônimo disse…
não ajudou muito não, seja mas claro da proxima vez :D
Jean Scharlau disse…
Não vai dar, eu não desenho bem, anônimo. ;-)
Anônimo disse…
valeu cabeção ;D.
Anônimo disse…
fui estudar para prova de tecnicas de redação e começo a ler uma folha dizendo difença entre charge x cartum ai eu nao entendi e entrei no p para me informar entrei nesse site e falei :poxa me ajudou.espero ir bem na prova valew me ajudou para caramba. rafaella
pablo disse…
obrigado me ajudou bastante no trabalho de portugues valeu!
Anderson FLKD disse…
vlw por causa dessa respota de gual e a diferença entre charge e cartum tirei 10 de nota na prova do curso que estou fazendo vlw obrigado !

Anderson Flavio Da Silva ..
Anônimo disse…
Muito obrigado pela explicação excelente!
Fernada disse…
Nossa.Obrigado valeu a
pena
Obrigado
Unknown disse…
muito boa explicação
uma explicação breve, porém explicou tudo que eu precisava
Unknown disse…
muito bem
uma explicação rápida e fácil de entender}

E explicou tudo
Anônimo disse…
Que droga é essa, nao da pra entender nada ! Ainda pede pra baixar um video cansativo e idiota ! '--'
Anônimo disse…
vlw trabalho de portugues !!!!
Anônimo disse…
da proxima vez, tenta explicar melhor e mais detalhado. ficou confuso do mesmo jeito!