As melhores entrevistas do Rascunho, volume 1 - LANÇAMENTO HOJE

Escritores entrevistados:

Altair Martins
Bernardo Carvalho
Cristovão Tezza
Elvira Vigna
Fausto Wolff, entrevistado por Luíz Horácio Rodrigues.

Fernando Monteiro
João Gilberto Noll
João Ubaldo Ribeiro
José Castello
Luiz Ruffato
Mario Sabino
Milton Hatoum
Nelson de Oliveira
Sérgio Sant’Anna
Wilson Martins

Comentários

Jean Scharlau disse…
"Este é um livro improvável. Quando circulou pela primeira vez, em 2000, o jornal literário Rascunho parecia condenado ao mesmo destino de muitas outras publicações do gênero: uma morte tão rápida quanto certa. Ao contrário de todas as previsões, no entanto, o Rascunho teve a audácia de sobreviver e se transformou em uma aventura editorial que – teimosamente – já dura uma década. Nesse período, o Rascunho publicou entrevistas com 153 escritores, de jovens promessas a nomes consagrados. Essas conversas – geralmente longas e por escrito, sempre minuciosas e reveladoras – são um traço característico do jornal, uma marca de nascença que o acompanha desde o número zero.

As entrevistas dos 15 escritores reunidas neste volume cobrem uma boa parte da trajetória do Rascunho, mas revelam bem mais do que isso. Elas são um retrato vívido da literatura brasileira contemporânea pela voz de quem a produz. As opiniões, os métodos, as influências e as manias desses escritores – que podem não ser os seus preferidos, mas sem dúvida têm muito o que dizer – formam um documento para o leitor de hoje e o pesquisador do futuro. Um registro em primeira pessoa da cena literária brasileira neste começo de século 21."
Jean Scharlau disse…
A publicação da coletânea coincide com os dez anos de existência do jornal literário Rascunho, que, nesse período, tornou-se uma referência quando o assunto é a literatura contemporânea.

O segundo volume da coletânea tem previsão de lançamento para meados de 2011.

As Melhores Entrevistas do Rascunho é um projeto que não seria possível sem a persistência do editor do jornal, Rogério Pereira, que driblou o fechamento da publicação mesmo quando o bom senso indicava esse caminho. A teimosia, porém, nunca foi só dele, como lembra no prefácio o organizador da obra: “Se há algo realmente importante a declarar sobre o Rascunho é que ele só existiu e perdura graças à colaboração gratuita e apaixonada de diversas e incontáveis pessoas”.

Sobre o jornal Rascunho: O Rascunho, que nasceu como suplemento do Jornal do Estado, surgiu no início de 2000 em Curitiba. Hoje é um dos veículos literários mais importantes do país. Mas não foi sempre assim. Quando circulou pela primeira vez, em 8 de abril de 2000, o jornal parecia condenado ao mesmo destino de muitas outras publicações do gênero: uma morte tão rápida quanto certa. Ao contrário de todas as previsões, no entanto, teve a audácia de sobreviver e se transformou em uma aventura editorial que — teimosamente — já dura uma década.

Sobre o organizador: Luís Henrique Pellanda nasceu em Curitiba (PR), em 1973. É escritor, jornalista, dramaturgo, roteirista e músico. Coeditor e cronista do site de crônicas e ilustrações Vida Breve, também atua como subeditor e colunista do jornal literário Rascunho. É autor do livro de contos O Macaco Ornamental. Formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, trabalhou nas redações dos jornais Gazeta do Povo e Primeira Hora.

Sobre a editora: A Arquipélago Editorial se dedica à publicação de livros de não-ficção, especialmente nas áreas de reportagem, história, crítica literária e ensaio de humanidades. Com apenas quatro anos de existência, já conquistou alguns dos mais importantes prêmios do país, como o Jabuti, o Açorianos de Literatura e o Esso de Jornalismo.

As melhores entrevistas do Rascunho
Editora: Arquipélago Editorial
Preço: R$ 39,00

-- RASCUNHO
Rogério Pereira • editor
Al. Carlos de Carvalho, 655 • conj. 1205
CEP: 80430-180
Curitiba - PR

41 3019.0498
www.rascunho.com.br
rascunho@onda.com.br
rascunho@gmail.com
Jens disse…
Jóia rara. Quem perder é mulher do padre.