José Serra e a liberdade de ir e vir. Só para quem pague, of course.

Questionado se levaria para o resto do País a política de privatização de estradas do Estado de São Paulo, Serra demonstrou considerar a possibilidade. “Mas uma coisa eu garanto: se for feito, vai ser bem feito”. Fonte: jornal O Estado de São Paulo/blog.

Comentários

Scharlau, aprenda uma coisa, estrada é bem público e não pode ser privatizada. Ela pode e deve ser concedida à iniciativa privada -- como ocorre em todos os países socialmente desenvolvidos -- para explorar e conservar esse serviço que continua sendo público. O que Serra fez é o que se faz na Comunidade Européia, onde as estradas são excelentes, estive lá mês passado.
Jean Scharlau disse…
Maia, aprenda outra coisa: O Serra permite a concessionárias brasileiras cobrar pedágios europeus nas estradas brasileiras.

"Com os aumentos, as tarifas para veículos de passeio passam a variar de R$ 1,25 a R$ 18,50. Os valores das novas tarifas podem ser consultados no site www.artesp.sp.gov.br/tarifas2010."

Leia mais: http://www.valoronline.com.br/?online/transportes/27/6353789/pedagios-nas-rodovias-de-sao-paulo-ja-estao-mais-caros#ixzz0sZ3UDTAx

Já o governo Lula & Dilma conseguiu concessionária europeia disposta a arrecadar tarifas brasileiras para manter as estradas brasileiras.

"O ministro Alfredo Nascimento (Transportes) comemorou o resultado do leilão, que teve pedágios de R$ 0,99 a R$ 2,94.
A BR-Vias arrematou o trecho da BR 153 que corta São Paulo (entre a divisa de Minas Gerais e a divisa com o Paraná). A OHL levou cinco trechos: a Régis Bittencourt, Fernão Dias, a BR-101 (entre a divisa do Espírito Santo e Rio até a Ponte Rio Niterói), BR -166 (de Curitiba à divisa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul) e as BR-116/376/101.

O trecho da BR-393 (divisa de Minas Gerais e Rio de Janeiro até a entrada da Via Dutra) foi arrematado pela Acciona, mas o contrato só será assinado em março porque a homologação do resultado foi suspensa por decisão judicial."
Jean Scharlau disse…
A fonte dos dados sobre as rodovias federais e os valores dos pedágios: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u372370.shtml
Concordo, Scharlau. O que o governo Lula fez foi exatamente alargar a licitação para atrair multinacionais estrangeiras para aumentar a competição e diminuir o custo do serviço. E fez bem.

Então vamos deixar de lado o preconceito contra multinacionais e contra os pedágios, que podem ser uteis se bem administrados.