E agora, Maria?

E agora, Manuela? E agora, Luciana?
E agora, esquerda borralheira?
Que sonhou o principado, os bailes,
Noites tão lindas no palácio,
Em que até o povo seria convidado.
(Será, será?)

Nenhuma das três, porém, embora borralheiras,
Estava destinada a calçar os sapatinhos.
Cada uma a se achar mais nobre, mais disputada,
Mais bela, mais sábia, mais perfeita dançarina,
Única merecedora da prefeitura encantada.

Vaidosas borralheiras,
Essas três nunca formaram um trio
E por isto não conseguiram comover a fada.
Resultado: a bruxa continua dona do castelo.

Mas aos pobres aldeões que puseram nelas suas esperanças
De um dia adentrar ao palácio, de novo,
E que assim, dos tesouros trancafiados brotariam riquezas para o povo,
Aos que hoje acham que elas aprenderão com o triste resultado
Do seu burro egoísmo teimoso,
Da sua empáfia presunçosa e pretensão desvairada
O que tenho a dizer é: Nâo!

Agora mesmo aninham-se, rolam e lastimam-se
Nas cinzas ainda quentes das suas vaidades queimadas,
Mas não o fazem por arrependimento ou aprendizado,
Muito menos penitência,
Nem porque sempre gostaram do borralho,
Não! É que querem salvar ainda algum restinho,
Algum pedaço, alguma brasinha da sua vaidade incinerada.

Aos pobres aldeões que me escutam
E balançam a cabeça olhando pro chão murmurando: não, não, não,
Digo que elas encontrarão o que procuram, sim,
Que até já encontraram,
E que as três hoje cantam assim:

"Esta derrota para mim, que sou a melhor, a mais sábia, a mais bela,
Foi uma ótima oportunidade, grande aprendizado,
Todos que lá me viram têm saudades, arrasei no salão do castelo.
Estou ainda mais sábia, mais conhecida, mais bela,
Agora danço ainda melhor, conforme cada música
E no próximo baile vencerei todas aquelas mocréias.

Os meus pobres, pobres, pobres aldeões?
Ora, sinto muito!
Se não sabem escolher
Terão que esperar a próxima vez,
Como eu.
O que aliás é muito bem feito
E lhes cai muito, muito bem."

PS - Obviamente (o óbvio às vezes é o mais difícil de ser notado) minha crítica não se refere preferencialmente às ex-candidatas como indivíduos, mas aos grupos que representam.

Comentários

Anônimo disse…
É a tal esquerda que só se une na cadeia.
Marcelo