Ir à escola sem maratona, trilha, pentatlo, ou alpinismo.

Pode parecer bobagem a ida até a escola para quem é deixado em seus portões pelo pai, mãe ou pela van que eles pagam. Eu sei que esse caminho não é bobagem, pois já tive que trilhar diariamente 500 metros no escuro do campo, esperar uma carona que passava às 5 e meia da manhã na zona rural de Sapucaia do Sul e me levava até a cidade, daí pegar dois ônibus, um para São Leopoldo e outro de lá para Novo Hamburgo, tudo isto para poder estudar em uma boa escola, a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, uma das realizações de Brizola quando governador do RS.

O Governo Federal lançou em 2007 o programa CAMINHO DA ESCOLA , que isenta de impostos federais os ônibus comprados por municípios e estados para o transporte escolar.

"Os veículos padronizados (amarelos e pretos) serão financiados com isenção para impostos por uma linha de crédito permanente BNDES, que hoje tem R$ 600 milhões disponíveis. Os Estados e municípios poderão financiar em até 72 vezes e só começarão a pagar seis meses depois de receber os veículos, com juros de 4% ao ano. Os primeiros convênios foram assinados, nesta terça-feira, 18, em Campo Grande, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Em até 180 dias os municípios receberão os veículos que devem possuir suspensão do tipo metálica e mais alta que os veículos convencionais, para circulação em terrenos acidentados; filtros de ar, para o funcionamento do motor em estradas empoeiradas; e pneus de uso misto, para uso em estradas de terra e asfalto e em trajetos de curtas e médias distâncias. Os ônibus devem ter plataforma elevatória e espaço reservado para cadeiras de rodas, com sistema de retenção das cadeiras." Saiba mais aqui.

Enquanto isso, no Rio Grande do Sul, governado pelo PSDB e outros b... a regra é cortar transporte escolar e fechar escolas - para esses, quanto mais ignorante o povo, melhor.

Comentários

Roy Frenkiel disse…
Fantastico como governantes do mundo todo tem suas prioridades tao desfalcadas se comparadas as prioridades de quem governam.

abraxao

RF
ZEPOVO disse…
Existe boa vontade política. Temos dinheiro. E só fazer. Mas muitos prefeitos parecem não se importar com este problema tão comum no interior. Até podem comprar os onibus, mas ao primeiro problema mecanico ou de simples manutenção encostam o veículo na garagem da prefeitura e a criançada que se vire.
Anônimo disse…
Olá companheiros da mídia alternativa,
Maria do Rosário estará recebendo blogueiros, jornais de bairro e demais segmentos da mídia alternativa para um café e bate-papo na segunda-feira dia 31/03 às 8:30h no escritório político do vereador Adeli Sell, na rua Espírito Santo, 224 - Centro.
Compareçam e divulguem para todos, vai ser interessante a conversa.
Um abraço a todos
Rodney Torres
9273-1385
3220-4254
Essa história de quem quanto mais ignorante o povo é melhor não tem lógica e nem sentido. Muito pelo contrário, melhor para todos é que o povo tenha melhores condições de vida, de saúde, de educação, de cidadania, de consumo etc. Não interessa a ninguém, a nenhum governante manter o povo na ignorância.
Omar disse…
OI JEAN,
SOBRE ESTE ASSUNTO DÁ UMA OLHADA NO MEU BLOG:

http://doomar.blogspot.com/

ABRAÇO

OMAR