Sob o olhar desinteressado da govervnadora 20 fábricas vão pro beleléu

"A Reichert, uma das maiores e mais tradicionais exportadoras de calçados do país, vai fechar suas portas. Com sede em Campo Bom (RS), na Região Metropolitana de Porto Alegre, ela destina toda a produção ao mercado externo e não resistiu à desvalorização do dólar. A Reichert deve desativar suas 20 unidades em pelo menos 11 municípios gaúchos e demitir 4 mil trabalhadores."

"Morre, Reichert!" É o que diz o nariz empinado e desinteressado da governadora.

"Em 2006, as vendas da Reichert para o exterior somaram US$ 85,1 milhões, 15,6% a mais do que em 2005 - 4,6% das exportações brasileiras do setor."

Eu estava achando descaso demais até para essa Yeda Crédius, mas aí li a esclarecedora informação prestada pelo prefeito de Campo Bom, um dos municípios onde ocorrerão mais demissões: "Não estou preocupado com queda na arrecadação, pois os exportadores não pagam ICMS, mas sim com a crise social".(Fonte).

Ah, agora está explicado: o desinteresse da Dona Catifunda por essas 20 fábricas é porque não fazem caixa para o governo do estado - são só interesse do povo, e povo o Rio Grande tem de sobra - o que falta é dinheiro pro governo, não é mesmo Dona Catifunda?
- - - - -
"Insuportável a omissão do governo do Estado", (a governadora foi) ""INSÍPIDA, INODORA E INCOLOR". Quem diz isso não sou eu, Dona Cafiofó, são os prefeitos dos municípios onde o povo vai se ferrar por causa de vosso descaso incompetente e acintoso.
Saiba mais sobre esta tragédia social, no RS Urgente.

Comentários

José Elesbán disse…
Se bem, caro Jean, que a tucanada põe a culpa no Governo Federal, que, para eles não faz nada para desvalorizar o real.
Tu deves lembrar que o governo FHC batalhava incansavelmente para manter o dólar valorizado, e incentivar as exportações, não?
eu do povo que lê blogs pago ICMS no molho de tomate e sapaguetti!
Não comprei calçado de inverno, qui tô precisando ,pois os preços tão bem altos pro meu salário.
Esses caras que vão procurar outro mercado,serve o interno????
Tanto os deles pro nosso mercado,quanto os dos chineses,só duram 1 ano!
Vou comprar do chinês,mais barato e dura o mesmo !!!!!
A gente do povo riograndense é maltratado,pisoteado e ainda tem que defender esses caras?????
Eu não me beneficio em nada com exportação e acho que a maioria tb.
Sei lá....tõ cheia de pagar impostos que não revertem para a minha realidade !
Anônimo disse…
Jean, esse teu post é a prova cabal de como vocês desinformam e manipulam.
Jean Scharlau disse…
Zealfredo, vai ver eles querem que o Brasil siga Novo Hamburgo, e não o contrário.

Sueli, o caso aqui são 4.000 empregos, na verdade bem mais, indiretamente. Pense no fato de que tu continuarás recebendo o salário para poder comprar o sapato chinês ou hamburguês e aquelas milhares de famílias que dependem daqueles empregos,como é que ficam?

Maia, se tens informação diversa, por favor, publique aqui. Só peço que cites as fontes, como fiz.
Jean....é como a monocultura,só que do calçado!!!!!!

azar...eu trabalho até de garçonete gorda...se me quiserem e se eu for competente!
tu já comprou um sapato da REICHL.....? nem sei como é.....porque vou ter que pagar por isso?
Azar de quem se enganou nesse mercado...isso é capitalismo...quem não reclamou,aceitou !

TODOS os exportadores de calçados,nos últimos 10 anos se locupletaram. Construiram mansões ,piscinas ,e etc...
Deus que me perdoe ter uma casa grande dessas prá limpar e manter em ordem!
Não é inveja,é que quero distribuição.

abraço.....adoro o teu blog

sei lá de que partido ...mas o povo quer viver dignamente,como todo ser humano,saneamento,saúde fácil, e etc...

abraço
Jean,eu faço minhas compras pela cooperativa GIRASOL ! já ouviu falar?
Pela internet...
Tem produtos dos assentados e produtos familiares de diversas famílias do RS e são bem mais rentáveis do que os do Zaffari.
Vagabundos???? alguns ,poucos !

não me interessa siglas,passei da fase.

abraço
Jean Scharlau disse…
Obrigado, Sueli, e saiba que também gosto de ler teus comentários.

Essas 20 fábricas devem empregar pelo menos umas 40 copeiras, 60 faxineiras, 20 cozinheiras, 80 seguranças, milhares de costureiras, centenas de matrizeiros, montadores e sei lá que profissões mais...

Quando fechar as fábricas nos pequenos municípios,restará a esse povo pegar o ônibus e vir pra grande Porto Alegre tentear a sorte (que sorte?)pois lá não haverá nada, nenhuma internet, nemclasse média alta ou comércio para empregar esse povo.

Se este governo Cruzius-credos não serve nem pra manter os empregos do povo...
Não digo nem que crie empregos, coisa que já se viu que não fará mesmo, mas que mantenha o que já existe...
Jean...Monocultura...
è brabo,mas acho,né? qui é.

a gente tem que ser versátil... e se é !

A vida é adaptação !


Será que esses desempregados só sabem colar,costurar e montar sapatos ????

Devem ter outros talentos.

O que não me conforma é que não posso comprar sapatos bons de inverno que preciso!
tudo bem...coloco 3 meias!

abraço