GLÓRIA, À LIVRE EXPRESSÃO !

Tive a honra de conhecer há alguns meses, pela internet, uma mulher que é um ótimo modelo para seres humanos. É a professora Glória Reis, aposentada que, porém, segue ensinando a alunos virtuais de todas as idades e formações, principalmente a pais e professoras, no seu blog sobre educação. Mas não apenas isto. Ela, aposentada, continua trabalhando como voluntária com crianças e adolescentes. E com que especial atenção e respeito! E com que idéias!

Não bastasse isto, ela também trabalha, volutariamente, com atendimento aos presos de Leopoldina, MG, e há 5 anos edita para eles um jornal voltado aos seus temas, demandas e humanas esperanças, o jornal Recomeço, cujas edições estão disponíveis também na internet, aqui. Na edição 117 do jornal, no editorial ela critica os maus tratos a que estão submetidos os presos daquela cidade e o desrespeito à legislação lá praticado pelas autoridades. Um juiz lá não gostou e encetou contra Glória uma ação demeritíssima: uso de terror kafkiano, num processo que visa obviamente calá-la.

Sobre os temas relativos aos presos, sistema judiciário e penal, e para baratear os custos, Glória optou por deixar de publicar no sítio onde estão as edições do jornal Recomeço e recentemente iniciou outro blog, este.

Como Sarney, que pretendeu, e conseguiu, abaixo de toga, em determinada medida, calar a jornalista Alcinea Cavalcante, como Borguináusea, que pretende, abaixo de toga, calar o professor Emir Sader, esse juiz quer calar Glória Reis. Convido-os, caros leitores, a participarem da rede de SOLIDARIEDADE À LIVRE EXPRESSÃO DE GLÓRIA, que é, na verdade, uma rede em defesa da livre expressão em si.

Comentários

Anônimo disse…
Scharlau, a nossa amiga Maria Helena Zamora publicou, em La Insignia, um artigo intitulado "A gloria e o recomeço"...
http://www.lainsignia.org/2006/diciembre/ibe_017.htm
Um abraço
Anônimo disse…
Grata, Jean, fico aliviada de ver que há ainda pessoas que se importam, que se indignam, que se manifestam, como você o fez. Montesquieu disse algo que todos deveriam pensar: "A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos", vive-se no Brasil um verdadeiro atentado ao Estado de Direito, praticado, justamente, pelo poder que deveria protegê-lo: o Judiciário. Excesso de poder provoca abuso de autoridade. Eu resisto pelos que não têm nem defesa contra essa bastilha que é o sistema carcerário no pais.