Os que não gostam de escolher o "menos pior"

Estão iludidos e podem tornar-se até perigosos. O menos pior é o melhor a que podemos chegar, é a nossa mais profunda e autêntica essência para o bem. Ser o menos pior é o ápice de nossa existência de seres imperfeitos. Aponte-me o melhor (the best) e eu apontarei dois possíveis enganadores. Tem um cara que fez milhões de pessoas acreditarem numa lorota dessas - afirmava, aos brados, que os arianos eram os melhores e todos os outros, piores. Os arianos os bons, os outros os maus. Ora, os melhores não existem! Existem só, e é muita sorte se os acharmos, os "menos piores". É o mais longe aonde os humanos podem chegar.

Por outro lado há tantos "mais piores". Marimbondo bêbado é um deles. Atacou e está infernizando a vida de uma moça e de mais gente que tenta fazer da política brasileira algo "menos pior". Saiba mais no blog da Alcinéa. Olha só a foto do bicho que a incomoda:

Comentários

Roy Frenkiel disse…
Ah, Jean, perigoso tambem nao, ne, perigoso nao! :P
Acho que existe uma certa salada, entao porque nao organizar um pouco os pensamentos? Menos pior e o termo aqui usado para definir um homem entre um bando de filho da puta como esse senhor de bigode e ocrinho ai embaixo, alias, cujas maes nao conheco, portanto, perdao, sois putas vos, ou os generalissimos e stalinissimos e medicissimos e no caso, sem duvida alguma, os hitlerissimos, mencionados por ti. Perdao o xoxo, ou o grosso, mas lhe garanto nao ser de natureza perigoso. Depois d'um desses, um outro, caido, levantou-lhe um semi-homem semi-moca a honra do mandato, e logo um que rapelou a economia e distribuiu a quem menos percezou por oito anos, e logo, o menos pior.

Esta, pelo menos e a minha posicao. Menos pior, no sentido de ser alguem que, mesmo nao chegando ao ideal esperado, nao fez exatamente a mesma coisa que fizeram os outros, e sim, se preocupou em suas variadas formas em demonstrar servico. Ok, ate este ponto digamos que eu concorde contigo. No entanto, voce nao entende, Jean, ja que me recomendasse visitar a Cuba, por exemplo, que ha lugares neste mundo, bem que poucos, em que o menos pior, NESSE PARTICULAR SENTIDO, nao se pode aceitar? Ou seja, entre um bando de pessoas totalmente insensiveis a realidade alheia, e um homem normal (na visao da concordancia) nao podemos selecionar quem governara nosso pais. Nao sei por qual motivo isso se tornou tao dificil de entender...

O mesmo a respeito da Cuba. Estiveste em Israel, ou, melhor, estavas em Israel agora para saber o que ocorria contra o Libano? Nao, nem eu, para ser bem sincero. Ambos respeitamos as fontes as quais demos confianca. Ambos seguimos nossos instintos por experiencia propria e nos guiamos assim a respeito do que se diz em paradoxo ao que verdadeiramente ocorreu. No duro, nem eu nem voce sabemos o que aconteceu, de verdade, apesar de que sabemos pela logica dos tempos e da historia. Pois bem, eu nao aprendi que um regime como o de Cuba nos serve como glorioso exemplo SO porque e o menos pior. E mais neste caso, nao podemos aceitar o menos pior, que e um termo vago e maleavel, bem como a violencia, a qual Sarney julgou que estivessem comentendo contra si, nisso eu aposto.

super abrax de bom dia, retribuindo o bom debate ;-)
Anônimo disse…
Política é a arte do possível. E é sempre possível minorar os sofrimentos na maioria da população nos tempos maus e distribuir com mais justiça as riquezas nos tempos bons.
Anônimo disse…
Roy, acho que a procura pelo "O CARA!" o "SALVADOR DA PÁTRIA!", o "perfeitão!" é que é o problema (e é perigoso) e essa coisa de dizer que não temos "O MELHOR" só temos o "MENOS PIOR", leva a esta perigosa crença. O que me esforcei, creio que com pouco sucesso, é que dada nossa condição humana, nunca teremos nada nem ninguém 100% e que a nossa luta é tornar as coisas e escolher as pessoas a cada dia, a cada leição, a cada momento, as menos piores (ou as melhores, como queiras, desde que isto não leve a expectativas de perfeição e de 100%, pois é aí que mora o grande perigo, o de crer que haja alguém superior. Bem, talvez eu não tenha entendido o que disseste. Abração.

Jens, concordo, e acho que é obrigação nossa garantir que o pouco, mesmo fosse mínimo, possível, não caia nas mãos mais erradas, sem, claro, obstar a busca do ainda que impossível ideal.
Abração. Jean Scharlau
Roy Frenkiel disse…
Eu concordo, nao podemos procurar o salvador da patria... Eu so gostaria de que as opcoes fossem melhores... E que o povo dependesse um pouco menos de cada peido dos de cima, mas sei que ainda eh utopia...

abrax

RF
Anônimo disse…
Jeanscha, a idéia do menos pior é perfeita e deveria ser transformada em divisa. Isso dá todo um sistema filosófico, rapaz. O problema é que, do jeito que a coisa vai, em alguns lugares do Brasil, nem menos pior sobra. O povo tem mesmo é que votar no "menos pior de ruim", como se diz lá no Recife.