Os diamantes são eternos

Fernando Soares Campos

La Insignia. Brasil, outubro de 2005.


Foi o Jean Scharlau, quem me mandou essa: "Uma empresa americana está investindo num negócio polêmico: a criação, a partir de cinzas humanas, de diamantes usados na confecção de jóias. A LifeGem transforma as cinzas da pessoa cremada em grafite, num processo que usa fornalhas especiais. Depois, sob pressão, a grafite é transformada em um diamante azul ou amarelo. 'LifeGem - porque o amor continua a viver', diz o slogan da empresa, que também trabalha na confecção das pedras a partir de cinzas de animais domésticos. Pelo que mostram depoimentos no site da empresa, já há centenas de clientes contentes com a esquisitice. O preço da lembrança eterna? Entre US$ 2.700 e US$ 20.000".
Imagino um viúvo inconsolável chegando à LifeGem. Entrega a pequena urna com as cinzas da saudosa esposa e encomenda: - Transformem-na num diamante. Através de um catálogo, ele escolhe a peça na qual deverá ser cravada a pedra. Escolhe um anel confeccionado sob o tema "Love Story". Mas, se fossem as cinzas da amante, diria: - Restaurem essa jóia. Alugaria um cofre bancário a fim de guardá-la sigilosamente.
Com as cinzas da sogra: -Transformar-se num diamante era o seu desejo. Mas sempre foi uma pedra no meu sapato. Peça na qual seria engastada a sogra diamantizada: uma serpente.
Uma viúva com as cinzas do falecido explicaria: - Não vai dar trabalho, ele era mesmo um cabeça-dura! Escolhe uma miniatura de unicórnio para cravar o diamante e justifica: - Foi uma única vez. Juro!
Um empresário falido entrega o que restou do seu sócio: - Quero uma pedra na cor amarela, e cravem bem aqui, no cabo desse punhal.
Bill Clinton, provavelmente, entregaria as cinzas de Hilary acompanhadas de uma chupeta de prata. Porém, se fossem os restos de Mônica Levinsk, certamente a chupeta seria de ouro.
Haverá, sem dúvida, casos de reclamações baseadas no Código de Defesa do Consumidor. Uma mulher se queixa: - Vejam, tem um cantinho da pedra que está flácido, aqui, ó, é só apertar com a ponta de uma agulha, aí a gente nota que está mole, mole! O fabricante justifica: - Bom, na idade dele, isso é compreensível. Não deu para excluir essa parte...
Um homem reclama: - Eu pedi na cor azul. Essa pedra é amarela! - Sua esposa morreu de quê? - Anemia aguda. - Então!
Um cliente protesta veementemente: - Esta pedra está cheia de defeitos!! Nem se precisa de lupa para identificar as bolhas e falhas de lapidação. É de baixa quilatação. Isso é um embuste, uma grosseira falsificação. Meu avô merecia transformar-se em alguma coisa melhor, depois de ter sido vereador, deputado, senador...
O judeu: - Paguei U$ 2.700,00 pela minha pedra e a vendi por U$20.000,00. Mas creio que Leah valia muito mais.
O espanhol: - ¿Hay diamantes? ¡Estoy en contra!
O francês: - Le veuf ne pleure que jusqu'au cimetière (prefere comprar um novo diamante na joalheria mais próxima).
O inglês: - Diamonds are forever O brasileiro: - Creio que a currupção também.

UM CORPO QUE BRILHA - Jean Scharlau

Mas não é mesmo, Fernando? - Que material para ficção! - A própria notícia já parece ficção. A que mais gostei das situações que imaginaste foi a da amante. Há outras possibilidades: o cara poderia finalmente sair com a esposa numa mão e a amante na outra. Ou então dar o anel à esposa e assim finalmente transar com as duas.

Comercial para uma nova empresa do ramo, a NATAN TANAT: (cena: uma mulher linda, de preto, close no seu rosto que aparenta sofrimento, escorre-lhe uma lágrima - a lágrima - plim! - transforma-se num diamante) SLOGAN: um momento de crise traz sempre uma oportunidade - inicie agora a coleção de jóias da SUA família.

Outro: (Cena: Um jovem de terno Armani preto, com lágrimas escorrendo dos olhos, observa enquanto uma pessoa mais velha lhe sorrindo sobe em direção ao céu branco que vai se tornando cada vez mais luminoso até que, imersa em um brilho intenso, a pessoa ascendente desaparece - plim! - cai do céu, na mão do jovem, um diamante).SLOGAN: A morte de um ente querido não precisa ser apenas uma grande perda, pode ser também um ótimo investimento.

Anúncios de pobre:

Vendo corpo de familiar (90kg) para aumentar o seu diamante - cor azul.
Preço R$200,00, mais as diárias da câmara fria.

Outro: Dôo rin, córnea, fígado, pâncreas, pulmão e coração, desde que devolvam o resto do corpo para minha família em forma de diamante. Tratar com Suicídio Amaral.
Na história:
Hitler teria tentado desenvolver esta tecnologia com o objetivo de conseguir a maior coleção de jóias da história da desumanidade, com mais de seis milhões de brilhantes, por isto os campos de concentração e os fornos.


Comentários

Santa disse…
Oi Jean, fiz questão de chegar de visitante. Bem vindo!! Acabei de fazer o teu link. Um abraço.
SV disse…
Quando há tanto dinheiro sobrando em países desenvolvidos, surgem as maiores idiotices.
Tanta gente morrendo à mingua e essa imbecilidade primeiro mundista.
arghhhhh!!!!
Clê disse…
Olá Jean
Sou atriz meio blogueira:))
Vi seu link na Santa. Parabéns pelo blog e para meu espanto tem um link meu. Obrigada.
Saramar disse…
Jean, bom dia
Conheci seu blog lá no sofisticado blog da Santa.

Soberba a forma como transformou uma manifestação quase iconoclasta em humor da maior qualidade.