Vida ou burocracia, moral ou lei fria - façam suas escolhas.

Ex-trabalhadores de fábrica de cerâmicas, em Eldorado do Sul, querem assumir comando de empresa falida (e abandonada).

"Em novembro do ano passado, os cerca de 200 funcionários da fábrica Cerâmica Decorite S/A foram surpreendidos com o fechamento da empresa por processo de auto-falência. Localizada há 30 anos no município de Eldorado do Sul, a Decorite possuía uma linha de produtos diversificada na área de revestimentos cerâmicos e abastecia o mercado nacional em mais de 2000 pontos comerciais, além de exportar seus produtos para os EUA e diversos países da África e da América Latina.

A empresa chegou a contar com 800 trabalhadores, mas nos últimos tempos vinha funcionando com aproximadamente 250 funcionários. Com o fechamento de suas portas, esses trabalhadores (a maioria muito antigos, funcionários da fábrica há mais de 20 anos), resolveram ser organizar para assumir o controle da empresa e, assim, montaram a Cooperativa Cerâmica Decorite (COOPERDECO), com o objetivo de adquirir a massa falida da empresa e tocar o negócio que já eles conhecem bem. Esses trabalhadores nunca fizeram outra coisa na vida a não ser produzir materiais cerâmicos e estão numa idade em que não encontram recolocação no mercado de trabalho, geralmente preconceituoso com quem já passou dos 35 anos. São 200 famílias que dependem deste trabalho para sobreviver. Essas pessoas estão se organizando e lutando porque acreditam que podem tocar a fábrica e fazê-la se reerguer, como nos áureos tempos. Eles têm conhecimento técnico, administrativo e vontade de trabalhar, só precisam de uma oportunidade.

A Cooperdeco (que já conta com mais de 50 cooperativados) está tentando, junto ao Tribunal de Justiça de Guaíba, arrendar o parque fabril da empresa, que se deteriora dia-a-dia por falta de cuidados (a fábrica foi totalmente abandonada e está à mercê das intempéries do clima e do desgaste pela falta de uso e de manutenção).

Na próxima quinta-feira (10/05), às 15h, os ex-trabalhadores da Decorite farão uma manifestação em frente à sede da antiga fábrica (BR 116, Km 287 – Eldorado do Sul). A idéia é chamar a atenção para o problema dos trabalhadores desempregados e para a importância da retomada das atividades da fábrica uma vez que esta cumpria fundamental função econômica e social para os municípios de Guaíba e Eldorado do Sul. Representantes das administrações locais, parlamentares e comunidade estão convidados a participar do ato em defesa de uma oportunidade de trabalho."

Notá enviada por Letícia Vargas, Assessora de Imprensa do Dep. Fed. Tarcísio Zimmermman, do PT.

Comentários

José Elesbán disse…
Caro Jean,
"Linkei" isto lá no Ainda a Mosca Azul .
Anônimo disse…
Ola, what's up amigos? :)
I will be glad to receive some help at the start.
Thanks in advance and good luck! :)