Lula no divã aquático: Por que Lula age assim?... Porquê?!!

1 - O porquê das escolhas de Lula:
Porque em toda a sua vida profissional, sindical e política, Lula negociou preferencialmente e obteve os maiores resultados com os poderosos, a começar pelos poderosos donos da indústria automobilística, com quem ele negociava melhores condições para os serviçais, que então melhor puderam continuar servindo aos poderosos donos da indústria automobilística.

2 - O porquê do estilo imóvel-perene de Lula:
Porque em toda a sua vida profissional sindical ele aprendeu que seu maior trunfo, o ápice do exercício do seu maior poder era a imobilidade, os braços cruzados, a greve, e que o resultado ideal, a consequência almejada, o desenlace cabal e pleno para tal poderosa manifestação popular de braços descansando sobre barrigas era descruzá-los para orgasticamente apertar as mãos dos poderosos patrões, em um acordo que melhorasse as condições servis.

3 - O porquê de chamarmos Lula de presidente:
Porque acostumamos com a idéia, afinal ele já era chamado presidente desde o sindicato, quando exercia a mesma missão, delegada por seus eleitores, de negociar com os poderosos. Chamá-lo de Ministro da Propaganda, hoje, seria depreciativo e deprimente para os seus eleitores. Está certo que o verdadeiro presidente, Meireles, também já foi presidente ou diretor - sabe-se lá, do Bank Boston, mas quem conhece os presidentes ou diretores de bancos, que vivem escondidos nas sombras?? Então, freudiana e brasilianamente, achamos menos doloroso chamar o presidente pelo pseudônimo de Presidente do BC e o ministro da propaganda pelo pseudônimo de Presidente do Brasil. Aliás, é sempre assim que as coisas funcionam por aqui.

4 - Por que Lula não reage, não dá um golpe popular e assume verdadeiramente a presidência do Brasil?
Pessoalmente acho que mais que gostar, Lula está viciado em negociar com o patrão, em cruzar os braços e só descruzá-los para apertar-lhe as mãos, em um acordo de servilidade que resguarde alguma melhoria servil sobre antanho (ainda que as melhorias venham cada vez menores). Acho também que ele descobriu o que todo trabalhador sempre conheceu: - o medo de levar um pé na bunda - afinal, ainda que a lei diga que ele tem 4 anos de estabilidade no emprego os patrões já publicaram nos jornais que não estão dispostos a cumprir a lei. Assim, some-se o vício de negociar com o patrão mais o medo de levar um pé na bunda e Lula está fazendo acordos cada vez piores e até desfavoráveis à categoria.

5 - Mas então, como é que fica isso companheiro?
Fica que Lula já pode ser considerado o mais neo entre os liberais, para grande alegria dos liberais de velhas cepas, que assim vêem renovar-se o seu mono jardim, onde costumam arar cruzes e colher sangue e dinheiros.

6 - E...
E aí o que temos que fazer é pensar quem será o nosso candidato à verdadeira presidência do Brasil para as próximas, porque este nos falhou na primeira, à esquerda, e pelo jeito, com essa corja de aliados de chumbo no pescoço, vai desperdiçar a segunda chance que lhe demos. Eu o tenho defendido por suas boas intenções e ações, mas o seu vício e o seu medo o têm tornado dúbio e pífio e os seus aliados, heróis e amigos publicamente declarados o têm tornado intragável. Assim, minha conclusão é que Lula anula-se segundo sua própria matriz psicológica.

7 - Para concluir:
Façamos oposição às más ações e às omissões de Lula (Cadê o imposto sobre fortunas, né André? Cadê a Vale de volta, né Cristóvão? Vai privatizar o corredor da tua casa e não as estradas, ouviu Lula?)

8 - O presidente morreu.
Pensemos nosso novo presidente.

Comentários

Anônimo disse…
Porque da perseguição contra uma pessoa que quer o bem da maioria?

Dinheiro?
Jens disse…
Putz, esta doeu. Ainda mais porque estás certo (mas isto fica só entre nós).
José Elesbán disse…
Cruel. Muito cruel!
Paulo Vilmar disse…
Jean!
Hélio !
Desde o começo do Governo Lula, venho, timidamente, confesso, buscando desculpas e defendendo-o. As pessoas do nosso cotidiano, rapaz do mercadinho, carteiro, parceiro de futebol, atc... que nos conhecem como do "PT", cobram atitudes e ações de nós, como se estivessem cobrando do Lula, em pessoa, ou como se tivéssemos ingerência sobre os grandes problemas da nação. Nos dois últimos meses, principalmente, tenho procurado avaliar o Governo Lula de uma forma não emocional. Fui militante estudantil ligado a DS por 6(seis) anos de 81 a 86. Em 82 fui vice presidente do DCE da Unisinos, tendo assumido a presidência, quando o Marco Amaral(companheiro que sempre estará na memória) foi passar um ano na Alemanha. Tenho raízes muito ligadas ao PT, ao qual continuo filiado, a DS que forjou minha visão política e a LULA em especial. Lembro quando, em 83 trouxemos o Lula para um comício em São Leopoldo tendo conseguido juntar somente 50 companheiros em praça pública e mesmo assim, aquele baixinho barbudo não esmoreceu, falou como se estivesse diante de milhares de pessoas. Ali, mais do que nunca, aprendi a respeitar esse homem. Segui minha vida, encontrei o Lula mais algumas vezes, mas aquele episódio de SL nunca saiu de minha memória. Mudei de cidade, me formei e, minha militância passou a ser light, até porque, não é fácil abrir espaço no partido, quando não te conhecem e não estás ligado a nenhuma tendência. Fiz minha militância solitária, eu, minha esposa e minhas filhas sempre saíamos a rua com a bandeira, quando isso ainda era raro aqui em Santa Maria. Hoje, minhas filhas são do partido, e espero, sinceramente, que meus dois filhos pequenos um de dois anos e outro de seis também o sejam, se bem que para mim, o mais importante é que todos(meus filhos) sejam críticos e do lado dos que acreditam que um novo mundo é possível. Voltando ao início, é difícil fazer uma avaliação do governo Lula sem ser emocional, mas, caro Jean, sinto uma ponta de tristeza em meu coração, quando vejo as companhias que hoje abraçam a companheirada. Sei que é preciso alianças para a tal da governabilidade, etc.. etc.. etc… mas, fico sempre a espera do dia que aquele baixinho barbudo ignore o número de pessoas que estão a sua frente, esqueça os barões da burguesia mediocre e midiática e, no tom forte de sempre chame o seu povo para dar a tal sustentabilidade de governo, tenha certeza que a voz que levantará das ruas, campos, cidades, guetos, universidades, favelas será ouvida em toda a América. Acho até, que humildamente, poderíamos lançar uma campanha, tipo LULA CHAMA TEU POVO!
Anônimo disse…
O grande jean, gauchão ilustre que compreende como ninguém(como ninguém meeeeesmo!) what is going on numa terrinha chamada Brazil, expele um troço desses, e se acha! Aqui e Teresina quando um cabra escreve algo assim dizemos que é "o cocô grudado na pata esquerda do cavalo manco dum bandido ladrão de galinhas"! Congratulations!!!!!!!!!Só uma perguntinha idiota: qual o nome que sugeres, ó magnânimo shashá?

-Dô um desconto preque o póbi levô uma peia de muê oszossos um dia desses...talvez os assaltanti tenha rachado o "célebro" dele, tadin.
*joguetes da direitona eu pensava serem somente os psolistas et caterva... forte abraço Nildo
Claudinha disse…
Como deve ter doído escrever este post...
Lula não dá um golpe popular porque ele é democrático, ele é contra golpes. Lula não é Chávez e o Brasil não é a Venezuela. Golpe popular é o golpe de uma minoria participativa. Golpe é uma palavra que deveria ser suprida do dicionário brasileiro. Golpe nunca mais, nem popular e nem elitista.
Tomacaúna disse…
Discordo somente da última parte do último ponto: não é a hora de pensar em um novo presidente.

É a hora de pensarmos em outras vias, que não unicamente a eleitoral. Golpe? Não. Mobilização social, organização. O que faz Evo Morales e Chavez se manterem firmes em seus propósitos é o respaldo de movimentos sociais de grande força em seus países, capazes de defender o governo quando este toma medidas realmente transformadoras.

E se essas medidas não partem do presidente, façamos como o EZLN mexicano. Não estou falando de armas. Estou falando de organização popular, de vias próprias, participativas. Verdadeiramente democráticas, enfim.
Roy Frenkiel disse…
Jean, a moral do texto eu concordo tao, mas tao plenamente, que mesmo que minha concordancia nao faca a menor diferenca, mesmo assim a anuncio.

abrax

RF
Anônimo disse…
Parabéns, concordo em tudo.
E é ainda inacreditável que alguns ainda não tenham tido essa clareza que tu teves ao escrever este texto, e ainda tenha essa visão romântica do lula!!!
Anônimo disse…
É necessário pressionar o Governo Federal.

Lembrem-se da postura do MST e outros movimentos no período eleitoral: uma trégua para reeleger Lula (evitando Alkimin), e então retomar as mobilizações.

Lembrem-se também do que disse o próprio Lula, no discurso improvisado logo após o pres. do TSE anunciar que Alkimin não conseguira votos para se eleger. Lula dirigiu-se explicitamente aos movimentos sociais, pedindo para ser mais cobrado por eles, que a sociedade reivindicasse mais avanços. Deixou claro que ele sofre grandes pressões, buscando atender às solicitações, e que não estaria havendo equilíbrio no jogo de força.

Precisamos cobrar e criticar mais o Governo. Penso que o próprio Lula espera isso de nós. Ainda temos 3 anos pela frente.
Vera Pereira disse…
É isso mesmo que eu li: o Lula morreu, fazendo coro ao FHC que diz que o Brasil acabou??
Anônimo disse…
O Jean pode ter feito uma boa crítica mas quem entendeu bem a situação foi o Hudson.

O que poderia fazer o Presidente Lula assumir um posicionamento coerente com o que aspiramos durante tanto tempo na esquerda seria a retomada da agitação nas ruas.

Os militantes de esquerda que enfrentaram a ditadura, lutaram pela Constituinte, pelas diretas e levaram Lula à presidência da República se dispersaram por aí. Antes, estávamos todos em contato nos núcleos do PT ou nos sindicatos. Com o desmonte dos sindicatos na década perdida de 90 e a extinção dos núcleos do PT ficamos isolados.

As duas últimas manifestações que participei com diversos partidos e movimentos sociais de esquerda foram em Belo Horizonte. Uma delas contra a privatização da Usiminas, e a outra contra a privataria geral que o des-governo tucano-pefelista acelerava uma vez que o povo e a elite intelectual parecia catatônica ou seduzida pelo canto de sereia neo-liberal.
Anônimo disse…
Opinião livre, tudo certo ... mas quem foi preso pelo DOPS paulista foi ele, quando liderou as greves históricas no ABC - e não era como hoje, que as greves são toleradas.
Foi ele que ajudou a amalgamar as oposições e aglutinar pessoas em
torno de uma proposta de oposição aos vinte anos de golpe e inércia.
Ajudado pela ditadura? Dizem isso, mas ninguém fez melhor que ele, ou comprovou o que disse. Se algumas, concordo, não foram muitas, porém consistentes conquistas sociais se verificaram em seu mandato e meio,
algum mérito ele tem - e isso que as mesmas foram obtidas contra a vontade e os esforços dos grandes poderes que sempre nos governaram: mídia, federações de indústrias, grande capital, latifundiários ...
Então, sacanear o cara agora e repercutir o discurso da grande mídia é, de fato, ingênuo. Acusar sem provas, inculpá-lo de tudo o que ocorre no país, dizer que nós deveríamos exigir muito mais é a coisa mais fácil que tem. Vai lá e luta contra o leão do capital ...
com tudo e todos contra ti.