Fabricar grandes navios - é Brasil !!!

A Petrobrás Transporte S.A. (Transpetro) recebe, no dia 28 de dezembro, os envelopes com as propostas dos oito participantes da licitação para a construção dos primeiros 26 petroleiros do Programa de Modernização e Expansão da Frota.

A iniciativa gerada pelo governo federal é estratégica porque representa o renascimento da indústria de grandes navios no país e equivale a um terço de todos as embarcações que o Sistema Petrobras já teve até hoje. Nessa primeira fase, o processo vai gerar 22 mil empregos. A expectativa é de que os contratos para o início das obras sejam assinados até março de 2006 e que as primeiras embarcações já estejam navegando no final do próximo ano.

Sérgio Machado, presidente da Transpetro diz que o programa representa uma mudança de paradigma na indústria de grandes navios, que há 20 anos não realizava encomendas. A partir de uma encomenda de grande porte, segundo ele, será possível aos estaleiros investir em modernização tecnológica e se tornarem competitivos internacionalmente. Machado lembra que a indústria de grandes navios já foi forte no país na década de 70, chegando a ocupar o segundo lugar no ranking mundial. A partir daí, passou por um processo de estagnação, que começou a ser revertido na década de 90, com a produção de plataformas e barcos de apoio.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai financiar até 90% dos custos necessários à construção dos primeiros navios. Os recursos são do Fundo de Marinha Mercante, do Ministério dos Transportes. O prazo de Amortização é de 20 anos e os juros são de 4% ao ano. Atualmente, dos 120 navios petroleiros usados pela Petrobrás, mais de 70 são fretados. Com o programa, a Transpetro reduzirá essa dependência.

Comentários

Santa disse…
Jean,
Agradeço as visitas e os comentários. Alguns dóceis outros amargos. Mas, sempre inteligentes. Meu desejo é que 2006 seja um grande ano, o maior deles e que apague os últimos para sempre. Um beijo no fundo do peito. Mesmo de férias preparei um diário de bordo. É preciso ficar atenta, pois em terra de maracutaia nem santa dá mole...rsss
Helena Vasconcelos

PS: Quanto ao post, é bom lembrar que nem tudo que reluz é ouro!
Jean Scharlau disse…
Ah, mas este é ouro! O portal da transparência também é ouro. E mais ouro e prata da casa serão expostos ao público aqui nos próximos dias, pois há muita gente querendo esconder o ouro e negando sua existência - então é natural que os de boa (ainda que pouca) fé duvidem.
Anônimo disse…
Diga-se de Passagem que Sérgio Machado é um grande caloteiro. Pelo Ceará, deixou dívidas de campanha, dívidas trabalhistas e vários antigos sócios desamparados. Viva o presidente da transpetro! Hip-Hip Yuhay!