Nara, Leão, brincando a sério com a Bossa

Este depoimento de Nara Leão, registrado no filme Álbum de música, de Sérgio Sanz, é a coisa mais significativa que ouvi sobre a Bossa nova, até hoje. Para mim mostra de forma singular a importância e os benefícios que traz para toda a sociedade e para a Nação as pessoas terem acesso à educação (que aqui Nara chama de cultura) e à qualidade de vida.

A transcrição do que disse Nara:

"Bossa nova foi um movimento muito importante, lá pelos anos 58, 60, e que era exatamente a música que a gente estava esperando. 'A gente' era adolescentes, classe média, burguesia, que não gostava da música de consumo da época, quer dizer, Dalva de Oliveira, esse tipo de coisa a gente não gostava. Não gostava também do morro... Não gostava de nada."

"E de repente apareceu Bossa nova, Tom, João Gilberto e para nós foi uma revelação, e eu acho que aí a música brasileira começou a alcançar um tipo de público a que ela ainda não tinha conseguido chegar. E eu acho, talvez, não posso dizer que foi a primeira vez, mas eu tenho a impressão de que foi a primeira vez que pessoas de cultura fizeram música popular, que antes era feita somente pelas pessoas do campo, pelas pessoas do morro e de repente... O Tom era arquiteto, entende, pessoas de cultura que trouxeram então uma contribuição no sentido de elaboração musical, harmonia, tipo de letra - Vinícius era poeta, diplomata, então foi acrescentada 'qualquer coisa' à música popular."

Assista o filme, com o valoroso (e ímpar, infelizmente) apoio da NOSSA grande empresa Petrobras.
Álbum de Música, documentário | De Sergio Sanz | 1974 | 10 min

A emocionante história da música brasileira, nossa arte maior, via sons e imagens raríssimas de ninguém menos que Pixinguinha, Cartola, Noel, Gil, Edu, Nara, Macau...

Outro depoimento da Nara, em texto, também interessante e na mesma linha é este: http://cifrantiga2.blogspot.com/2006/10/bossa-nova-viso-de-nara-leo.html

Comentários

Omar disse…
Estou mais para Mutantes do que prá bossa nova...
Porém Tom Jobim na veia é altamente estimulante.