Tchau, Casas Bahia! Ou: Muito barulho por nada.

Há 5 anos a Casas Bahia, que é paulista, veio com toda a vontade de faturar R$ no RS. Inaugurou 4 lojas em outubro de 2004, e chegou a ter 27 lojas por aqui (segundo o Jornal do Comércio), ou 28 (segundo o Correio do Povo e Zero Hora). E desde 2006 as vem fechando. Até o final de 2008 já havia fechado 13 lojas restando então com apenas 14  funcionando, a metade das que há pouco tempo inaugurara. No apagar do mês de dezembro de 2008, dia 27, fechou mais 8 daquelas 14 restantes, ficando somente com 6 abertas, para o que apresentou a seguinte justificativa oficial: "A Casas Bahia optou por fechar algumas filiais que não alcançaram o faturamento esperado desde sua abertura" (Terra). Agora, no final de 2009 sobravam ainda derradeiras 5 lojas, a rapa do tacho, que foram finalmente também fechadas. Kaput!

Aí vem o blá-blá-blá, a choradeira esperta dos incompetentes: o governo é que é culpado por cobrar impostos, por aplicar a lei... Besteira. Faltaram clientes para a Casas Bahia.

Além disso, o grupo Pão de Açúcar, de Abílio Diniz, aquele que fez o papel de sequestrado para ajudar a eleger Collor e que há 3 semanas é o mais recente dono da Casas Bahia, resolveu continuar ganhando reais no RS com a, também sua, rede de lojas Ponto Frio, que trabalha no azul. Simples e elementar, meu caro Uátissom da Silva.

Curiosidade 1. A Casas Bahia só chegou ao estado da Bahia, e na região Nordeste, neste ano recém finado de 2009, 56 anos depois de começar a vender para os paulistas. (G1)

Curiosidade 2. Em Sapucaia do Sul, minha querida Sapucaia, a Casas Bahia comprou e demoliu a Casa do Seu Darcy da Farmácia, tio do Borghetinho, e construiu ali uma imensidão de loja. Queriam derrubar uma paineira espetacular que sombreia parte do terreno e calçadas em frente à paróquia e à praça municipal. O pessoal que respeita a bela vida se mobilizou e não permitiu. Hoje a paineira continua lá, linda e generosa no sombreado frescor de suas frondes, como tem procedido sempre nos seus mais de 50 anos. A Casas Bahia, que queria derrubá-la, e quase o fez não fosse a resistência de quem pensa também para o futuro, não durou 3 anos em Sapucaia.

Curiosidade 3 - Na mesma época em que a Casas Bahia começou em Sapucaia, 3 ou 4 outras redes de lojas inauguraram atividades lá também. Casas Bahia fechou a sua loja em Sapucaia no final de 2008. As outras redes de lojas continuam pescando bem seus reais por lá.

Curiosidades 1000 - E as Casas Yeda?

E os milhões roubados do Detran?
E os outros milhões roubados neste desgoverno YRC?
E os ladrões laureados e premiados?
Quem matou Marcelo Cavalcante?

Comentários

Scharlau, fazia tempo que nâo postava em blogs da nossa complicada e intolerante esquerda. O Adeli Sell está certo, porque disse a vedade no Blog do Weissheimer, a casas Bahia foram embora porque a Secretaria da FAzeda do governo Yeda está atuante.Os caras não pagam impostos e a culpa é da Yeda ? Francamente. Sou um liberal de esquerda, como bem define André Comte-Sponville, mas perdi completamente a disposiçâo de participar do bom debate com essa esquerda medíocre que não lê, não se renova e apenas se alimenta de preconceitos. Por isso tiro o chapéu para o Adeli, presidente do PT de POA que está a mostrar que existe pensamento arejado e moderno no PT . Bom 2010 com muita Justiça Social.
Omar disse…
Pois é.
De mais a mais, essa empresa saiu do RS alegando como motivo principal eventual excesso de autuações fiscais e trabalhistas.
Porém, se essas autuações foram irregulares, existem conhecidos canais legais de contestação, utilizados cotidianamente pelo meio empresarial.
Se as autuações foram feitas tendo em vista constatações de condutas realmente irregulares, essa "grande" empresa deveria se adequar para cumprir a lei, não é verdade?
Ou esperava que os órgãos fiscalizadores fechassem os olhos?
Unknown disse…
Essas lojas têm produtos muito bons e baratos. Acho que o governo deveria incentivar essas empresas brasileiras, que são muito populares e boa. casas têm muitas coisas em que podemos comprar todos os brasileiros.