O bundão de Porto Alegre

Clique na imagem para ampliar

O pessoal vai à praia do Gasômetro e da Harmonia para ver o Pôr do Sol e curtir a bela, e praticamente agreste, natureza.

Mas se olhar para o outro lado verá o bundão de Porto Alegre, virado para o Guaíba. É a administração sentada nos tantos prédios dos poderes "públicos" da indiferença modorrina e pacholenta que expressa tamanho desprezo pela nossa belíssima orla. Ou que faz isso com intere$$es escusos. (corrigido em 29/12/08)

A cidade que se diz Porto e se proclama Alegre, está de costas para sua costa, de braços cruzados, nem te vejo, nem te ligo.

Porto Alegre precisa urgentemente invadir sua própria praia, antes que privatas aventureiros e desventurosos corsários o façam.

Adicionado em 29/12: A privataria já cresceu seu olho gordo e começa a cravar suas garras e estacas na orla, que muito possivelmente foi deixada assim ao abandono de caso pensado e urdido na moita pelos poderes bundões e cifrões. Sobre isto leia o esclarecedor texto Porto Alegre em jogo (RS Urgente).

Comentários

Vais disse…
Olá querido Jean,
linda a foto do por do sol e gostei também da frase, ... um ano permanentemente reciclável.
desejo tudo de bom pra ti, tua companheira e filhotes, com muita vontade, alegria, força e coragem pra construirmos as transformações que tanto precisamos e sonhamos.
beijo grande
Anônimo disse…
É que muitos prédios públicos foram erguidos (ou tiveram a cedência de seus terrenos) numa época que aquilo tudo valia muito pouco, eram banhados e ninguém dava muito valor...
Mais do que virar o prédio de bunda, ou de frente para o Guaíba, é importante o projeto levar em conta o orientação solar, o que evita gastos excessivos com energia elétrica (condicionadores de ar). Um prédio público, de frente para o guaíba, implicaria num aquecimento excessivo pelo sol da tarde...

Elinor
Jean Scharlau disse…
Caro(a) Elinor, na pressa que estava quando publiquei me expressei mal. Eu pretendia me referir à má, e bundona, administração dos desleixados ocupantes dos prédios públicos, que expressam tamanho desprezo pela nossa belíssima orla. Obrigado por ter-me alertado sobre isso com teu comentário e informações. (Corrigirei o texto)

Caríssima Vais, o melhor ano para ti e os teus, em cada um de todos os dias. Abração!
Anônimo disse…
Ainda bem que existem pessoas ousadas como vc, atacando o descaso para com a capital e suas praias - entre outros quetais. Na verdade, este menosprezo à imagem portoalegrense é produto do continuismo, fato que se estende também a outros quadrantes.
Parabéns!