Como são pagas as casas - uma suspeita, outra do Povo

Pronunciamento do deputado Dionilso Marcon, pelo PT, no período comunicação de liderança, na Assembléia Legislativa do RS.

"Presidente em exercício deputado Aloísio Classmann, deputados, deputadas.

Eu vejo que esse projeto de prolongar o prazo dos pedágios é uma FACHADA que a governadora achou sobre a questão do duplique RS. Para mim, esta Casa aprovar esse projeto, deputado Aloísio Classmann, é assinar um cheque em branco para as concessionárias governarem nossas rodovias por mais 20 anos.

Na CPI foi dito que os pedágios eram mais caros em 37%. Agora a deputada Zilá (Zilá Breitenbach), que é do partido da governadora (PSDB), fala que o estado deve 1 milhão de reais para as concessionárias. Deve em motivo do quê?!

Eu vejo que esse projeto da ampliação e mais prazo de pedágios no Rio Grande do Sul, deputada Zilá, é um compromisso eleitoral que a governadora tem com as concessionárias que financiaram a sua campanha dois anos atrás. Não tem outra explicação.

Não tem como explicar. Um projeto que se encerra em 2013, a governadora vem e quer assinar outro projeto que é ilegal, que é irregular, que é uma sacanagem. Cinco anos antes de encerrar o projeto!

A governadora faria um bom papel, e os deputados da base de governo, se cobrassem das concessionárias que invistam nas estradas por elas administradas, que têm pedágios. Não isto que mandaram aqui para a Assembléia, onde no parágrafo 4.5 diz que quando tiver que mudar as tarifas, seja em acordo entre DAER e as concessionárias. Aí está liberada a GANDAIA: se tem alteração de prazo não precisará mais passar pela Assembléia, porque o DAER e a concessionária podem fazer. Se tem alteração de trecho, de pólo da concessionária, é o DAER, essa maracutaia do DAER que está aí, e as concessionárias que vão fazer. Se tem que trocar o valor, também é da mesma forma. Então fecha uma hoje, abre outra amanhã ou depois, pois poderão voltar atrás.

Então eu espero que a governadora não passe esse cheque em branco para as concessionárias, que não investiram o que deveria ter sido investido, não fizeram a terceira pista, não fizeram ampliações das pontes que estão aí. A governadora não tem o direito, não tem a competência, porque o mandato dela termina em 2010. O mandato da governadora não vale até 2013! É só porque ela tem compromisos da campanha eleitoral, porque pegou dinheiro das concessionárias.

Quem vai assinar os contratos, se (o projeto) for aprovado por esta Casa, são as concessionárias, que começaram lá em 1998. E nós sabemos que parte das concessões já foi vendida para uma empresa de SÃO PAULO. E outra: - essa questão de dizer que vai abaixar o preço, PODE ABAIXAR NO BOLSO DA GOVERNADORA, porque anda por aí de helicóptero, de avião.

Um exemplo: - vão ampliar a praça de pedágio de Igrejinha e Taquara. Vai aumentar o preço para os veículos comerciais e aí vão custar mais caro os fretes.

Há outra questão, deputado Aloísio Classmann e deputado Gilmar Sossella, a região em que nós passamos toda semana, a BR 386, vai ser fechada em Marques de Souza, vai ser dividida, porque ali tem uma linha alternativa que vai para Travesseiro e Pouso Novo. E aí se cria mais uma praça de pedágio em São josé do Herval. É uma forma que a governadora Yeda achou para ajudar às concessionárias.

Então espero que essa SACANAGEM não seja aprovada por esta Casa. Eu espero que esse cheque em branco não seja dado. E que se espere vencer 2013 para serem feitas novas licitações, ou terminar com os pedágios, ou fazer pedágios comunitários."

Transcrição da fala gravada no vídeo http://br.youtube.com/watch?v=H1Kii5rvsUw

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