Juíza eleitoral manda prender cavalo e proibe relinchos em Sapucaia do Sul

A magistrada Clarissa Costa de Lima, da 108ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul (Sapucaia do Sul), determinou hoje, em favor do Prefeito Municipal e candidato á reeleição Marcelo Machado, PMDB, indiciado pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, peculato-desvio, crimes contra a Lei de Licitações, improbidade administrativa, crime de responsabilidade e infração político-administrativa, segundo consta nesta matéria. A juíza, porém, não viu problema maior nisso. O que ela achou judiciariamente insuportável e mandou prender foi uma escultura de um cavalo que era conduzida pela cidade pelo funcionário público estadual e ex-vereador no Município, Sérgio Luiz Lopes.

O autor da idéia apelidou o eqüino de "Merendão" (em alusão provavelmente ao preço da merenda escolar pago pela administração Marcelo Machado, PMDB: - o dobro do preço pago por outros municípios da região - fato que não inspirou à juíza o mesmo cuidado judiciário coibitivo em relação àquela candidatura. Muito ao contrário, agora a atende com sua decisão.

Pior: A ação, de número 00378.108.08, cuja inicial é assinada por advogada em cargo em comissão da Prefeitura, assim portanto impedida de advogar para o Prefeito em campanha pelo Estatuto da Advocacia, causou enorme polêmica na cidade, pois a ma gistrada proibiu também o uso daquelas buzinas de automóveis que imitam o relincho de um cavalo, como se ouvia do veículo de Sérgio.

"No veículo não havia dizeres políticos, e a decisão fere a liberdade de expressão que a Constituição Federal garante...", diz o advogado contratado pelo demandado, o professor de Direito (Ulbra e Unilasalle) e doutor em Direito Autoral Gonzaga Adolfo, que me confirmou por telefone essas informações.

A ordem da má gistrada é para recolher ao Detran qualquer veículo que use a buzina de relincho. Aguarda-se a manifestação oficial do MTG e CTGs, que correm o risco de ver não só os automóveis, mas também toda a tropilha de cavalos de seus membros e simpatizantes apreendida.

Será que, segundo a inusitada determinação judiciária os cavalos milhardários do haras que Marcelo Machado "adquiriu" durante seu "exercício" como prefeito também estariam impedidos de relinchar? Ou a decisão só valeria para os cavalos do povão e não para os do barão?

Comentários

Anônimo disse…
É uma vergonha isto que está acontecendo em Sapucaia os ladroões estão soltos emquanto a população ordeira e trabalhadora está inpedida de demonstrar a sua indignação
Anônimo disse…
Em Sapucaia é permitido relinchar no Forum?
Renato Couto disse…
Se em vez de um cavalo, fosse uma égua, talvez ela não achasse tão ruim...
Anônimo disse…
O fato da Proibição ajuda e muito a divulgação de todo o problema ocorrido em Sapucaia. Graças a proibição o cavalo virou notícia. O relincho oprimido pela decição da juiza ganho força e notoriedade. Parabéns a Juiza, pela a ajuda à população de Sapucaia. O Sérgio Lopes pode, agora, descansar, porque o relincho de seu cavalo corre o mudo pela Internet.
josemarmd disse…
Olá, sou apartidário, e estou sem opção nesta eleição (ballin ou brochier?), pois não vi nenhum plano de governo de ninguém (porto alegre pelo menos é um bom exemplo), acho que não adianta os candidatos fazerem buzinaços e espalhar panfletos (pela já suja Sapucaia), procurei na net o site dos candidatos, mas nem isso parece que tem...
a minha duvida, está relacionada a o que o candidato Ballin pretende fazer com relação ao transporte público em sapucaia, acho que deveria ter um fim no monopólio da real, que deixa seus passageiros esperando quase uma hora na parada por uma condução (ao menos o barbosinha fez algo de bom ao implantar as comunidades (pena que o povo cresce o olho...))
e quanto a segurança. como fica?
vcs teriam algum link para a plataforma de campanha do candidato? Obrigado!
Jean Scharlau disse…
Josemar, encaminhei tua pergunta ao pessoal que conheço e que está fazendo campanha para o Ballin. Não sei também eu os planos específicos do candidato, mas conheço algo do seu histórico, bem como do PT e é esse histórico que eu escolho para base do que deve vir. Dizer que vai fazer isto e aquilo, qualquer um pode dizer. O Rigotto disse que ia construir um posto de saúde a cada quilômetro e a Yeda que tinha um novo jeito, maravilhoso, de governar. Um pode muito bem dizer que fará de todos os dias do ano Natal e que é o próprio Papai Noel. Nós sabemos que muitos fazem exatamente isso. Por isto não voto em projetos - o papel e a internet aceitam tudo - voto em quem eu concluo que fará o melhor e decido isso pelo histórico.

De minha parte agradeço pela tua participação aqui e te desejo um bom e consciente voto.
Anônimo disse…
Sexta-feira um aviãozinho sobrevoou Sapucaia com uma faixa onde estava escrito: "Merendão Voador".