Coca Cola comunista? A ditadura do proletariado?

Não, é só o Nordeste, onde tudo (exceto os senadores) é mais barato. E o preço na tampa do refri não é fruto de ditadura comunista, é só a velha ditadura do mercado, onde a giga Coca-Cola, para concorrer contra os micros Dore, Simba, Saci, água de coco e sucos naturais, tabelou o preço ao consumidor, o percentual do bodegueiro (seis centavos na pequena), do distribuidor e do fabricante, no melhor estilo Stálin.

Comentários

Jens disse…
Ué, tabelamento de preços? Onde estão os defensores da liberdade de mercado?
Renato Couto disse…
É aquela velha história de "poder de mercado", onde quem tem monopólio coloca preço. Só que a Coca está colocando preço final no produto, ou seja, dizendo quanto o dono do boteco pode lucrar com seu produto. A apuração do lucro, envolve conhecimento do custo fixo, então Coca? Vocês gostariam que o governo arbitra-se seu preço final? Capitalismo é isso aí, a Coca maximizando seu lucro às custas do custo fixo alheio. Com certeza os donos dos botecos tem margem muito maior com outros produtos...
ZEPOVO disse…
Quem conheçe as políticas das multinacionais americanas sabe perfeitamente que tipo de liberdades de mercado elas gostam.
É exatamente esse o poder do mercado. Quanto mais concorrência, mais o preço baixa.
Omar disse…
Grande Jean, a coca cola?
Grande Abraço
Renato Couto disse…
Prezados, na verdade não existe concorrente para a Coca-Cola (talvez a Pepsi, em alguns lugares), ou alguém francamente acha que o guaraná Tobi é um concorrente da Coca? Concorrência existe, quando por preços semelhantes você escolhe o produto A ou B pelo seu "diferencial". Este caso específico da Coca colocar preço nas tampas, obrigando a "ponta de venda" a pratica-lo, é um caso típico de "kinked demand curve", que poderíamos fazer uma tradução livre como "curva de demanda quebrada", pulando a explicação matemática(vulgo economês), diz que determinados produtos não são muito sensíveis a variação de preço(para baixo), ou seja, seu consumo não aumenta de o preço reduzir. Você que almoça todos os dias com uma Coca? Vai passar a beber duas, se o preço abaixar? Este caso de redução, gera apenas um "efeito substituição". Acho que é uma estratégia (se é limpa ou suja, é outra história...) da Coca, para forçar a redução de preço da concorrência e assim "quebrar" quem não aguentar as margens espremidas... Recentemente tivemos situação semelhante entre AmBev x Schincariol...
Renato Couto
www.seumlertabom.blogspot.com
Anônimo disse…
Com certeza não só a ditadura do proletariado como também a mais valia sendo revertida para classes ou países menos desenvolvidos...chega de acumulação primitiva!