Colegas blogueiros, abram também as vossas janelas, para expor aos leitores o sol desse dia de florescer justiça e alegria

Apresentada denúncia da Operação Rodin contra 44 pessoas

Depois de dois meses de trabalho, os procuradores do Ministério Público Federal que investigam o escândalo do Detran-RS apresentaram anteontem (dia 15/5) à Justiça Federal, a denúncia formal sobre a fraude na autarquia gaúcha, incluindo mais sete novos nomes de acusados suspeitos em relação ao inquérito policial da Operação Rodin.

Os novos nomes denunciados são os de Eduardo Wegner Vargas (filho do conselheiro João Luiz Vargas, presidente do Tribunal de Contas do RS); Rafael Höher (filho de Rubem Höher, ex-coordenador do Detran na Fundae); Alexandre Dorneles Barrios (advogado do Detran e da empresa sistemista NT Pereira); Cenira Maria Ferst Ferreira (irmã de Lair Ferst); Jorge Alberto Viana Hossler; Luis Felipe Tonelli de Oliveira; e Sérgio de Moraes Trindade.

Eles responderão a processo por crimes de formação de quadrilha, dispensa indevida de licitação, locupletamento, peculato, concussão, corrupção ativa, distorção, corrupção passiva, falsidade ideológica e supressão de documento.

A conclusão do MPF é que a fraude foi gestada no interior da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e proposta por dois dos suspeitos denunciados ontem à Justiça Federal com outras 42 pessoas. O esquema ganhou força por meio da participação de pessoas com conexões políticas, com livre trânsito em órgãos públicos e forte poder de convencimento. Os valores drenados do Detran chegavam a R$ 1 milhão por mês.

A denúncia tem 242 páginas e foi apresentada à Justiça Federal juntamente com 75 caixas de documentos, detalhando como nasceu a fraude e qual foi a participação dos 44 denunciados. Os procuradores optaram por não divulgar detalhes da "individualização de condutas", ou seja, não revelar o que exatamente cada um dos envolvidos fez dentro do esquema. Isso só deve vir à tona depois que a Justiça se manifestar em relação à denúncia.

O relatório refere não haver, até o momento, elementos que indiquem pela necessidade de investigação, pelas instâncias competentes, de pessoas com foro privilegiado.

No total o Ministério Público denunciou 44 pessoas. A lista completa dos denunciados pelo MPF à Justiça Federal nesta quinta-feira, em Santa Maria, é a seguinte, em ordem alfabética:

* Alexandre Dorneles Barrios
* Alfredo Pinto Telles,
* Antônio Dorneu Maciel,
* Carlos Dahlem da Rosa,
* Carlos Ubiratan dos Santos,
* Cenira Maria Ferst Ferreira,
* Damiana Machado de Almeida,
* Dario Trevisan de Almeida,
* Denise Nachtigall Luz,
* Eduardo Redlich João,
* Eduardo Wegner Vargas,
* Elci Terezinha Ferst,
* Ferdinando Francisco Fernandes,
* Fernando Fernandes,
* Fernando Osvaldo de Oliveira Júnior,
* Flávio Vaz Neto,
* Francene Fernandes Cardoso,
* Francisco José de Oliveira Fraga (Chico Fraga),
* Gilson Araújo de Araújo,
* Hélvio Debus de Oliveira Souza,
* Hermínio Gomes Júnior,
* Jorge Alberto Viana,
* José Fernandes,
* Lair Antônio Ferst,
* Lenir Beatriz da Luz Fernandes,
* Luciana Balconi Carneiro,
* Luiz Carlos de Pellegrini,
* Luiz Felipe Tonelli de Oliveira,
* Luiz Gonzaga Isaía,
* Luiz Paulo Rosek Germano,
* Marco Aurélio da Rosa Trevizani,
* Marilei de Fátima Brandão Leal,
* Nilza Terezinha Pereira,
* Patricia Jonara Bado dos Santos,
* Paulo Jorge Sarkis,
* Pedro Luiz Saraiv,
* Rafael Hoer,
* Ricardo Höher,
* Ronaldo Morales,
* Rosana Ferst,
* Rosmari Greff Ávila Silveira,
* Rubem Höher,
* Silvestre Selhorst, e
* Sérgio de Moraes Trindade.

Comentários

Jens disse…
Salve, Jean:
também fiquei contente com o indiciamento da mega-quadrilha gaudéria. Com esta decisão foi definitivamente para o brejo a lenda da probidade dos políticos guascas ( em especial os de extração reacionária): os daqui roubam tanto como os de lá. Porém, tenhos sérias dúvidas de que alguém será efetivamente punido no final: são insondáveis os caminhos da Justiça quando se trata de julgar criminosos de colarinho e pele branca. Portanto, guardemos os foguetes para uma ocasião mais propícia.
***
Sumpimpa a análise do Tropa de Elite. Assino embaixo.
Um abraço.
Jean Scharlau disse…
Jens, a idéia dos foguetes, e luzes, é menos para expressar minha alegria, que compartilha o mesmo cuidado e dúvidas que a tua, e mais para sinalizar bem essa cambada e o que fizeram. É para que lhes doa, algo, verem seus nomes e seus crimes bem expostos, e que saibam que a coisa não corre e não correrá na moita, como prefeririam. Quanto maior a evidência, mais difícil livrarem a cara.
Um abraço!
Belo titulo Scharlau!!! Gera otimismo, fé nas instituiçoes, vontade de continuar a trabalhar e fazer crescer nossos filhos neste Garrao Brasileiro, acredito na puniçao exemplar desse tipo de conduta, o q geraria o temor em outros administradores publicos no futuro. Abraço