O tacão corporativo da ladra mídia no nosso pescoço, enquanto saqueia nosso bolso

Em conversa que mantive com um conhecido publicitário, a fim de me informar sobre os custos de alguns comerciais para TV, ele me disse que consegue descontos de até 85 % sobre o preço de tabela de uma das emissoras nacionais. Constatada minha surpresa diante de tão vasto desconto ele me informou ainda que uma empresa que contrate espaço publicitário em uma rede de TV para seis meses, por exemplo, e pague antecipadamente, pode obter mais de 95% de desconto sobre o preço de tabela.

Semi pasmo e no limiar da incredulidade, disse a ele que não entendia que sentido teria uma "tabela" como essa, tamanha a diferença dos preços praticados. A resposta dele foi singela e brutal: - a "tabela" é para o governo.

Ou seja: a mídia tem uma tabela para roubar dinheiro do povo. Mensalão? Não. O tempo na TV e no rádio é medido em segundos, portanto Cronometrão. Nos jornais e revistas, o espaço é vendido em centímetros, então a mídia tem o seu Centimetrão para roubar dinheiro do povo. Ai está um motivo pelo qual a mídia é panfleto de alguns partidos e muitos canalhas - esses, quando no governo pagam à mídia a tabela cheia, além de facilitar outros negócios afins.

As perguntas que a partir de agora não querem calar são:
1 - O "governo da frente popular" sabe disso? É provável que saiba.
2 - Sabendo, paga a "tabela"? Paga o Cronometrão e o Centimetrão para a mídia?
Caso saiba e pague não há mais perguntas, Mertíssimo.
3 - Caso saiba e não pague (daí a mídia tentar derrubá-lo), porque não denuncia publicamente e não faz vigorar a lei?

Caso não saiba (possibilidade remotíssima) e esteja pagando, impera a necessidade para ontem de uma investigação - que é simplíssima de fazer. Basta medir o tempo e centimetragem total de comercias diários veiculados pelas emissoras, multiplicar pelo valor que o governo paga por eles e comparar com o faturamento declarado pelas mesmas emissoras de TV, rádio, revista e jornal. Caso o faturamento declarado seja muito menor que o valor que seria faturado caso todos os comercias fossem vendidos ao governo, significa que o governo (portanto o povo) está pagando Segundão e Centimetrão para a Mídia, ou que a Mídia está sonegando.

Não, não adianta fazer CPI para entrevistar publicitários e divulgar os implantes capilares de deputados. O implante do Código de Defesa do Consumidor é mais adequado e talvez suficiente. E fazer os conglomerados de mídia devolverem o que cobraram a mais. Isso seria um bom começo.

Com os valores do Minutão e do Centimetrão reduzidos ao seu tamanho normal de menos de 5% do valor de "tabela", o governo (o povo, representado) poderia INVESTIR muito mais na divulgação de atividades, necessidades, leis, deveres e direitos do cidadão, consultas populares, PAGANDO muito menos.

Pois é, mas agora o que primeiro importa são as respostas às 3 perguntas que fiz. Podemos começar com a 1ª: - O governo da Frente Popular sabe da "tabela" da Mídia? (Sim, me interessam os governos da Frente Popular, pois os outros, estaduais e municipais, tirando o Requião, parece óbvio que pagam. Quem souber, por gentileza, divulgue seu conhecimento, aqui nos comentários ou no seu blog.

Comentários

Omar disse…
Grande Jean,
Essa é uma informação que merece ser divulgada amplamente.
Abraço
Jens disse…
Oi Jean.
Acredito que o governo sabe e paga quietinho. Não consigo entender este medo de comprar briga com o PIG - levam pau e ainda dão grana pros caras, sem reclamar. Estranho, muito estranho, pra dizer o mínimo.
Um abraço.
Anônimo disse…
Menos, Jean...menos...esse teu amigo é ninja, hein! 95% de desconto? Darei uma dica para que os leitores adivinhar quem é este "Washington Olivetto" amigão do Jean: o pai dele se chama GEPETO! Sharlau marrom, tá bom.
Anônimo disse…
MANDE ESSE furinho PRÁ VEJAMENTE!! É O JEAN TAPIOCA E SUA FONTE ALTAMENTE CONFIÁVEL, SEU GRANDE AMIGO PINÓQUIO!
Jean Scharlau disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Jean Scharlau disse…
Salvas ao Omar e ao Jens.

Esse anônimo achou ninja os 95% de desconto para empresas em relação ao preço para o governo e xinga de Pinóquio quem passou a informação. Está discordando do quantum. Então tá.

Quanto o anônimo acha que não seria um roubo ninja? Qual o percentual que sua suscetíbilidade deixaria de considerar ninja para ser somente roubo? 50% de diferença fariam desse um roubo sem arroubos? 10 % fariam esse um roubo aceitável? Para mim, não.
Unknown disse…
Mandei um e-mail para o LC Azenha e fiz um comentário em http://edu.guim.blog.uol.com.br
O Azenha respondeu dizendo que iria verificar.
Anônimo disse…
Aqui na minha cidade tem dois Jornais e os dois usam o mesmo esquema... minha cidade é Cachoeira do Sul-RS
ZEPOVO disse…
Não duvido, os barões da comunicação sempre tiveram relações incestuosas com a politica. Um precisa de verba$ outro de holofotes. Sei que em quase tudo tem a tabela comum e a tabela p/ governo.
.
.
.66,8% está bom?
José Elesbán disse…
Quando afinal li o "post", vim correndo ver se alguém conhecia a tabela. Infelizmente parece que ninguém sabe. Bela questão!
Ane Brasil disse…
[idiota mode on] e por que será que o Jornal NAcional não denuncia isso? [idiota mode off]
Agora tá explicada a verdadeira razão da implicãncia com o Requião...

Sorte e saúde pra todos!