Descobertas sobre Estado e Capital na capital do estado

Outro dia, ao tentar comprar um par de sandálias descobri que as duas principais redes de lojas de calçados da capital gaúcha (dezenas de lojas) são na verdade uma só empresa. Como na loja não tinha o número que calço, a balconista consultou o estoque de outras lojas Paquetá e também de lojas Gaston. Surpreso, fui informado de que as duas marcas são da mesma empresa. Consultei na internet depois e está lá, sem segredos - uma das maiores redes de lojas de calçados do Brasil (senão a maior) e que usa as duas marcas. É o livre mercado brasileiro, pensei: tão livre que as empresas podem competir consigo mesmas. - Pobre anjo da guarda dos consumidores incautos, quanto trabalho te damos!

Assim muitos outros exemplos temos de agigantamento das corporações de capital. A recente compra pela Wall Mart, uma das maiores redes de superlojas do planetinha, da rede de super e macro mercados BIG / Nacional, então portuguesa, mas que já foi nacional mesmo, e gaúcha. A multinacional Belga que comprou a maioria das cervejeiras da América Latina. Há dezenas de exemplos. Em Porto Alegre, se quisermos tomar água mineral em um buteco, provavelmente só encontraremos a Charrua, que hoje é da Coca-Cola - ou seja, pagamos royalties à Coca para beber a água do nosso sub-solo. As empresas telefônicas, que são todas multinacionais com sede no estrangeiro. As empresas de televisão paga...

O Capital cada vez se concentra mais, de formas que um dia teremos no mundo (caso sobrevivamos) A companhia de telefone, A companhia de comida, A companhia de bebida, A companhia de combustível, etc. Algum dia depois disso talvez tenhamos somente A Companhia, que gerenciará, fornecerá e controlará tudo.

Nós, que já tememos o despótico Totalitarismo militar e o Totalitarismo de Estado, caminhamos céleres, vendados e tranqüilos para o Totalitarismo do Capital, acorrentados ao que aprendemos a chamar de Livre Mercado.

A maior parte do mundo é feita de otários. Para a sorte de um punhado de espertos. Afinal, quem quer passar sem Brahma e Coca-Cola? Não é mesmo?

Comentários

ZEPOVO disse…
Existe uma previsão de que algum dia o mundo será realmente GOVERNADO de maneira globalizada por no máximo 6 EMPRESAS, como terão o contrôle de toda produção, bens de consumo, agricultura e indústrias, comunicações e finanças; Poderão "fazer" com certeza os governantes.

Se vc não sabe, a COCA COLA comprou a Mate Leão, uma tradicional produtora de mate no Paraná. Logo a cuia dos gauchos tem "cocacola", pelo menos dos gaúchos do Paraná.
A privatização das estradas, telefonicas e toda a globalização dizem que a previsão vai sendo rapidamente "tocada".

A parte divertida da previsão, é que as tais 6 empresas na verdade serão do mesmo dono...
Moita disse…
"Algum dia depois disso talvez tenhamos somente A Companhia, que gerenciará, fornecerá e controlará tudo."

E provavelmente, a sugestão seria estatizar tudo numa companhia chamada Nomenklatura que por ser imconpetente, ditatorial e corrupta quebraria o mundo, graçando miséria por toda parte.
É?
É!
Abraços
Jens disse…
PQP! Que cenário tétrico. Me lembrei do 1984 do Orwell. O pior que não é uma possibilidade inverossímel.
Manhê, quero voltar pro útero. Já! Brrr...
Abraço.
Ulysses Dutra disse…
Falou e disse. abs
Ane Brasil disse…
puxa... essa deu no rim.
Tô me sentindo meio otária, tomndo água mineral...
Enfim, o "livre Mercado" é sedutor.
Sorte e saúde pra todos!