A Suécia, um país de outro mundo

Prêmio Nobel, coisa só de gentes de outros mundos, é na Suécia. Dizem que lá só há extraterrestres - Olsons, Andersons e Stevensons, ETs de 2 metros de altura, cor amarelo palha, quando bronzeados, ou branco lunar mesmo. Para provar que lá é outro mundo, no norte eles têm no ano só uma noite e um dia, que duram 6 meses cada. Isto a 30 graus abaixo de zero. É mole? A menos 30 graus nada é mole, nem desabrocha ou cresce. Mentira. Há crianças lá. Pequenos ETs que vão à escola a cada 24 horas, portanto centenas de vezes no mesmo dia e outras tantas na mesma noite. Elas crescem e transformam-se em grandes ETs, como o grupo Abba.

Olhada dessa perspectiva, parece que a Suécia não tem nada a ver com o Brasil, país que fica deitado eternamente em seu barracão de zinco, à beira da terceira marginal dos mundos. Mas não é bem assim. A Suécia é uma monarquia parlamentarista - coisa de ETs - mas acontece que a Raínha da Suécia, Sílvia I, é filha de brasileira e morou em São Paulo dos 4 aos 13 anos, quando foi abduzida e preparada para assumir o trono. Foi na Suécia que o Brasil, neguinho da periferia, ganhou sua primeira Copa dos Mundos, em 1958. Naquela ocasião outro neguinho da periferia, de Pau Grande, para ser mais específico (e dizem que o nativo honrava sua cidade natal), um tal Mané Garrincha, aproveitou as horas de folga da Seleção e matriculou-se num intensivo inter curso sexual, no qual foi aprovado com louvores, ovações, assovios, gritos e premiado com um filho pela monitora extraterrestre. É o único filho vivo do Mané, é a cara do pai e vende cachorro quente por lá, coisa que os ETs acham supimpa. Outro dia veio conhecer suas nove irmãs em Pau Grande, mas isto já é outra história.

Certo, certo, parece que ainda estou falando de coisas da terceira órbita de Saturno, pois então vou trazer o assunto para dentro das vossas casas. Manjais as bicicletas Monark? Pois é - Suecas. E as Casas Pernambucanas, onde vos abastecíeis de cuecas? Suecas. E o caminhão Scânia que trouxe vossa nova geladeira Electrolux? Sueco e sueca. O celular Ericsson e o carro Volvo do vizinho metido a sebo? Ah, e a caixinha de leite, Tetra Pak? Não preciso nem dizer. É tudo ET - carregando boa parte do nosso dinheiro para a Via Láctea, mas nos deixam os salários, pois não?

São ETs gente fina - prova disso é que mantiveram por mais de 70 anos um governo socialista, quando chegaram a cobrar até 80% de impostos sobre a alta granolina. (Sim, porque é que vocês acham que tantos suecos vieram "investir" no Brasil? Essa é fácil né - porque aqui rico nem sabe o que é imposto, pelo simples fato de que aqui nada, absolutamente nada é imposto aos ricos). Ano passado, depois de 74 anos, ganharam o governo sueco os "burgueses" ETs, que de certo aprenderam muito aqui no Brasil, com a Folha de SPDB e o Estadão mínimo.

Mas as familiaridades inter-mundiais não param por aí, oh não! Aqui do Rio Grande do Sul temos lá um representante que só faz bonito e orgulha o seu torrão. Guilem Rodrigues da Silva chegou lá clandestino numa nave inter-galáctica em 1966, refugiado do mundo cão urdido a golpes covardes por "minúsculos homens de farda". Elegeu-se lá três vezes Vereador (Partido Verde) e outras tantas Juiz, é Escritor premiado e respeitado, casou-se com uma Condessa, com quem teve dois filhos e de quem se separou. É Capitão-de-Corveta da Marinha Brasileira e está visitando amigos e parentes no Rio Grande do Sul. Eu tenho as honras de ser um de seus amigos e de hospedá-lo quando em Porto Alegre. Esteve aqui nos dias 1° e 2 e retornará de Rio Grande, sua cidade natal, dia 9, segunda-feira, quando fará uma palestra na UNISINOS, Auditório ERICO VERISSIMO, a convite do Prof. Dr. Toni Vieira, com início às 19:30 e entrada franca a todo o público. Convido especialmente os meus caríssimos e-leitores e leitoras para assisti-lo. (Informo que infelizmente a palestra foi cancelada devido a problemas de saúde do palestrante. 9/4/07)

Para dar uma palhinha do que podem esperar, o Guilem já nos adianta algumas informações que merecem fazer parte da pauta. 1 - O Banco da Suécia é o mais antigo Banco Central dos mundos nossos conhecidos. Esse banco recomenda aos cidadãos suecos investimentos em algumas empresas na bolsa de valores e garante 14/15 avos do investimento caso erre na recomendação. A Petrobras é uma das empresas recomendadas aos suecos. 2 - Os suecos podem pagar até mais de 60% de impostos sobre a renda. Sua ex-mulher, condessa, que não é riquíssima, pagava 57%. Além do imposto sobre a renda, até o ano passado os suecos pagavam imposto sobre a fortuna, a partir de R$300.000,oo (sim, lá 300 mil é considerada fortuna), desde um pequeno percentual até o teto de 15% para fortunas maiores. Os partidos "burgueses" derrubaram esse imposto agora, dia 30 de março. 3 - Da mesma forma derrubaram, logo que assumiram, em 2006, a cota para negros nas universidades, que era lei há anos na Suécia.

Essas informações foram pescadas pela TV Scharlau durante um despretensioso papinho de boas-vindas, à cerveja e cachacinha com butiá do 512, ali na João Alfredo. Assista.

Comentários

Anônimo disse…
Muita informação mesclada com uma bela homenagem. Supimpa, meu amigo.