Usineiros deveriam estar em cana

Foto: Ari Ferreira

Heróis?! Que que é isso Presidente? Liberou o álcool de novo depois da reeleição, é? Alegria, alegria? " - Tozo mundo que tá bebendo aqui comigo, é meu herói! "
Que porre, hein Presidente... ( Carlo Buzzatti )

Lula acha que pode ir ao inferno e voltar com pele, barba, cabelo e bigode, só porque Bush, que é da casa, o acompanha. Tendo andado por todo o país desde a Caravana da Cidadania (ainda lembra, Presidente??) Lula deve ter visto como é feita a colheita da cana, onde o primeiro rito para a abertura dos portais do inferno é a queimada do canavial, de onde, em meio às chamas e às toneladas de carbono, enxofre e gases bushianos lançadas na atmosfera, sai lá do meio uma horda de príncipes usineiros das trevas, que só têm feito crescer em número e em maldade.

Leiam alguns trechos do estudo sobre o "trabalho" que leva à morte vários, muitos, jovens cortadores de cana logo que abrem-se os portais das chamas do inferno da "energia limpa", publicado por Francisco Alves, Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar (Universidade Federal São Carlos - SP).

"Segundo a Pastoral do Migrante, entre as safras 2004/2005 e 2005/2006 morreram 10 cortadores de cana na Região Canavieira de São Paulo. Eram trabalhadores jovens, com idades variando entre 24 e 50 anos;[...] Os atestados (de óbito) dizem apenas que morreram por parada cardíaca.

[...]entre as décadas de 50 e 80. Cresceu também a produtividade do trabalho no corte de cana, medida em toneladas de cana cortadas por dia por homem ocupado. Se na década de 60 a produtividade do trabalho era, em média, de 3 toneladas de cana por dia de trabalho, na década de 80 a produtividade média passa para 6 toneladas de cana por dia por homem ocupado e no final da década de 90 e início da presente década, atinge 12 toneladas de cana por dia.[...] (O peão é o mesmo, com o mesmo facão, mas é exigido dele 4 vezes mais toneladas de cana cortada por dia - nota minha.)

[...]Um trabalhador que corta hoje 12 toneladas de cana em média por dia de trabalho realiza as seguintes atividades no dia:

· Caminha 8.800 metros;

· Despende 366.300 golpes de podão;

· Carrega 12 toneladas de cana em montes de 15 kg em média cada um, portanto, ele faz 800 trajetos levando 15 Kg nos braços por uma distância de 1,5 a 3 metros;

· Faz aproximadamente 36.630 flexões de perna para golpear a cana;

· Perde, em média 8 litros de água por dia, por realizar toda esta atividade sob sol forte do interior de São Paulo, sob os efeitos da poeira, da fuligem expelida pela cana queimada, trajando uma indumentária que o protege, da cana, mas aumenta a temperatura corporal."
(Sombra?! Não há nem sombra de sombra num canavial queimado. Já ouviram a expressão "trabalhar de sol a sol" - pois é... Só que em cima do solo quente da queimada.Água fresca?! Duvido.)

O Professor diz ainda que o setor sucro-alcooleiro utiliza tratores e máquinas agrícolas de última geração, agricultura de precisão, controlada por geo-processamento via satélite etc., mas mantém relações de trabalho já combatidas e banidas do mundo desde o século XVIII e que os 10 que morreram são uma amostra insignificante do total que deve morrer todas as safras clandestinamente.

Qual é a fortuna que ganham os trabalhadores que empenham suas vidas diante dos portais do inferno? Em Ribeirão Preto, São Paulo (onde o valor deve ser maior que no nordeste, por exemplo) eles ganham R$400 por mês mais R$2,40 (dois reais e quarenta centavos) por TONELADA de cana cortada (e notem mais dois detalhes perversos: eles sequer presenciam a pesagem, que é feita na usina pelos que usam os tridentes, os mesmos que "não toleram" produções diárias menores que 10 toneladas - caso isso ocorra o trabalhador é demitido). Leia mais aqui.

"O que sindicalistas e trabalhadores colocam é que a vida útil do cortador de cana é de 15 anos. Depois de 15 anos, se estiver vivo, é inválido. A gente não vê ninguém se aposentar como cortador de cana", afirmou um procurador do Ministério Público do Trabalho, aqui.

"Infeliz do país que precisa de heróis", principalmente os do tipo usineiros.

Comentários

Jean Scharlau disse…
Artigo escrito a pedido d'Os Blogmasters, da Pequena Mídia: http://pequenamidia.blogspot.com/
Jean Scharlau disse…
Ah, sim, a fala de Lula (que saiu na Folha do SP DB - mas eu confirmei, assistindo o vídeo na Band News http://noticias.uol.com.br/uolnews/bandnews/2007/03/20/ult2890u14434.htm ):

"Os usineiros de cana, que há dez anos eram tidos como se fossem os bandidos do agronegócio neste país, estão virando heróis nacionais e mundiais, porque todo mundo está de olho no álcool. E por quê? Porque têm políticas sérias. E têm políticas sérias porque quando a gente quer ganhar o mercado externo, nós temos que ser mais sérios, porque nós temos que garantir para eles o atendimento ao suprimento", afirmou o presidente, ao discursar durante evento na cidade de Mineiros (GO).

Sim, Lula estava se referindo ao aspecto econômico da coisa, e não, não apresentava sinal de ingestão de trago, embora em Minas, terra da cachaça - o tema é que deve ser embriagante. Foi somente mais uma das enfáticas falas de improviso, aquele tipo de fala em que todo mundo, inclusive eu e tu, corre o risco de falar bobagens e exageros facilitados pela coloquialidade e pela necessidade de de dizer alguma coisa diante da expectativa da platéia. E por falar nisso, quem é que disse que o Lula tem língua presa?!