O melhor dos mundos no PT 5 estrelas, a Comunicação Quântica e Universo Paralelo.

(Para ler ao som de "Acertei no milhar", com Moreira da Silva.)

Após o debate sobre comunicação, com os convidados Osvaldo Biz, Marco Weissheimer e dezenas de ilustres em todas as áreas, presentes na sede do PT POA, saímos todos contagiados pela animação, otimismo e confiança nas políticas de comunicação implementadas pelo Partido para enfrentar o flagelo RBS e seu candidato à prefeitura. Saímos emocionados com a certeza do alto interesse e empenho de toda a direção e bancada na Câmara e na Assembléia, atestados pela massiva presença dos legisladores e dos dirigentes, presença absoluta se incluirmos os representantes de dois que não puderam comparecer por estarem em outras atividades públicas do Partido.

Depois do debate, mais meia-hora de animada conversa, entre as paredes que não viram mas mostram a história de sucesso da Frente Popular que chegou ao governo da capital do Estado e está pronta a retomá-la. Resolvemos então fazer uma caminhada pela Rua da República e, disperso o grupo, para celebrar nossa alegria, fomos jantar, eu, o Eugênio Neves e a Cláudia Cardoso, quando no meio do bate-papo e rega-bofes resolvemos enumerar os grandes méritos do Departamento de Comunicação do PT municipal.

Fiz notar a exuberância motivacional que são as paredes da sala de entrada e do salão de eventos com as sensacionais charges e fotos de momentos marcantes da história do PT municipal, seus grandes feitos, os grandes comícios, as grandes conquistas, registrados pelas lentes e canetas magistrais dos fotógrafos e desenhistas que participaram dessa trajetória. O Eugênio observou que vários dos objetos históricos que lá estão expostos foram doados por militantes e simpatizantes, inclusive as fotografias, desenhos e pinturas que compõem os grandes painéis, o acervo de vídeos e DVDs, os CDs com as músicas de cada campanha, os melhores momentos dos debates e programas para TV, tudo podendo ser assistido, ouvido e visto no local com equipamentos ali disponíveis para isso. O material de que o partido já dispõe e o que continua chegando demandou a criação, em local ainda a ser definido, de um memorial do PT, o que é importantíssimo para a percepção da inserção histórica individual e coletiva e alimento intelectual e emocional para as futuras ações e gerações.

Eugênio nos fez ver o excepcional acerto que foi os vereadores terem unificado a publicação de seus boletins individuais de mandato em um único boletim, já num formato próximo de um jornal, que depois, unido aos dos deputados estaduais fez os antigos boletins dos legisladores do PT o que são hoje: um dos mais importantes e respeitados jornais políticos do Rio Grande do Sul.

Cláudia observou que o Departamento de Comunicação do partido conta com 4 computadores conectados à internet e quatro profissionais trabalhando em cada turno, elaborando atualizações minuto a minuto no saite do partido com todas as informações divulgadas pelas agências de notícias, relativas principalmente à municipalidade, só que com a leitura e enfoques definidos pelo ponto de vista dos trabalhadores e do partido. Divulga também a leitura do que ocorre na Câmara e na Assembléia. O Departamento de Comunicação, com isto, também seleciona e cataloga todas as informações midiáticas para subsídio às próximas campanhas. Este saite, assim como o jornal do PT, tornou-se referência de informação para grande parte da população que tem acesso à internet, em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul.

Foi esse mesmo Departamento de Comunicação que, com seu excelente trabalho colocou à disposição de todos os filiados, através de credenciamento por e-mail, assistir o debate em tempo real, pela internet, e participar com comentários que foram projetados em telão durante a reunião. Paralelamente foi realizada uma enquete online onde o internauta pode manifestar-se se concordava ou discordava de cada fala, bem como atribuir uma nota ao pronunciamento de cada um dos debatedores. Houve momento em que a assistência pela internet registrou mais de 5.000 computadores conectados e houve a participação de vários professores e alunos de dentro das universidades em todo o Estado. A gravação dos principais momentos do debate está disponível para aquisição na sede do Partido, ou por arquivos que podem ser baixados no saite PT POA (somente para usuários do sistema Comunicação Quântica, da Universo Paralelo).

Comentários

Agente 65 disse…
Ao ler este post fiquei roxo de inveja de estar lá sorvendo esta discussão. Como é bom escutar boas novas!
Anônimo disse…
Jean, no dia do encontro, fiquei irritado, mas depois da tua espinafrada, estou até com peninha dos caras. Já pensou o que será eles nos aturarem com as nossas propostas inusitadas? Estou fazendo uma pesquisa entre os meus colegas, para ver se não há nenhum jornalista com o pé quebrado, pois daí o cara é obrigado a ficar em repouso e pode atualizar a página do PT.
Claudinha disse…
Excelente, Jensha!!!
Beijo!
Anônimo disse…
Números impressionantes, Jeanscha. E alvissareiros. * Te mandei um e-mail
Anônimo disse…
Amigo jean, esse teu texto tá perfeito para o futuro "Memorial do PT", ou talvez façam uma Biblioteca Luiz Ignácio Lula da Silva, ao estilo das que merecem os presidentes dos Estados Unidos. Fiquei com vontade de ter participado do rega-bofe, depois do aperitivo de espinafre. Se estivesse aí, proporia um encontro periódico, no estilo dos nossos antigos "clubes" (até que, claro, como bons trotesquistas, começássemos a brigar - ops! a ter divergências internas).

Grande abraço
Jean Scharlau disse…
Agente 65 e Marconi, "era tudo um sonho, minha gente"...

Eugênio, Cláudia, na verdade acho que nós somos as Etelvinas do PT.

Roberto, os a trote quistas só começam a brigar entre si quando brigam pouco contra os adeversários, o que não é e, pelo nosso jeitão, jamais será o caso.
Anônimo disse…
Ótimo, mil vezes ótimo, nobre Xarlô! Só o deboche pode demolir essas estruturas prematuramente decandentes do petismo chapa-branca. Confesso que não vou à sede da João Pessoa para não ficar deprimido. Teu texto está perfeito. O zé-dirceuzismo conseguiu reduzir tudo a pó-de-traque, inclusive aqueles que diziam combatê-lo.
Abraço!
Anônimo disse…
Os bons tempos estão de volta?
Tomara que sim!
Um abraço.
Anônimo disse…
"Acertei no Milhar" com o Germano Matias também é ótimo.