Poema???? De domingo.

Meus maiores esforços
Tenho dedicado a tornar-me completamente inútil,
Pois de que serve passar as horas acordado,
E mesmo aquelas em que durmo,
Empenhado em juntar palavras,
Desembaralhar pensamentos,
Jogando o Sentimento - jogo de cartas marcadas -
Onde sou o mão, o blefe, o que bate, o ladrão, o depenado, o coringa, a trinca, o morto, a bolada?

De que serve deixar o mundo que se compra e vende,
Onde deve-se pagar os 40%
E ter as férias, o pão, o telhado, a escola para as crianças...
Para juntar letrinhas, uma a uma, numa seqüência de páginas abaixo de páginas?
Coisa que,
Inconseqüente como sou, sequer sei se resulta ao menos em um poema.

E, ainda que chegue ao poema, aonde eu chegaria?

À maior e mais certa inutilidade -
Neste mundo que serve para tudo,
Menos aprender algum proveito
Ou prazer na poesia.

...

Desculpem,
Estava blefando
A verdade mesmo
É que tenho me dedicado ao mundo
E não ao poema.

Comentários

Anônimo disse…
poema e poesia nem sempre andam de mãos dadas..o poema é a construção a poesia a alma que vai livre por entre protíbulos e igreja..valeu
dade amorim disse…
De volta das férias, matando saudades e revendo os amigos - coisa boa demais :) Virei fã de carteirinha do Wolff, leitura diária, e quase sempre assino embaixo. Beijo pra você e até breve.
José Elesbán disse…
Ainda bem que poeseias de vez em quando! :)
Anônimo disse…
Mentira. O senhor vem se dedicando mesmo é à cachaça e à pândega, como muito bem relatam os meus informantes nesta progressista e tucana cidade gaudéria. Tá vendo? Isso que dá andar na companhia do Jens.
Anônimo disse…
Salve Jean:
O Marconi Leal como sempre espalhando e mentira e a infâmia pelo mundo virtual. Liga não Jean.
A poesia é sempre necessária, pra gente não esquecer que a vida é bem mais do que a luta encarniçada pelo vil metal
Um abraço.
Moacy Cirne disse…
E se a poesia, mais do que o poema, fizer parte do mundo? Um grande abraço.