Entrevista com Chico Buarque

[...]o preconceito de classe contra o Lula continua existindo - e em graus até mais elevados. A maneira como ele é insultado eu nunca vi igual. Acaba inclusive sendo contraproducente. O sujeito mais humilde ouve e pensa: "Que história é essa de burro!? De ignorante!? De imbecil!?". Não me lembro de ninguém falar coisas assim antes, nem com o Collor. Vagabundo! Ladrão! Assassino! -até assassino eu já ouvi.
Fizeram o diabo para impedir que o Lula fosse presidente. Inventaram plebiscito, mudaram a duração do mandato, criaram a reeleição. Finalmente, como se fosse uma concessão, deixaram o Lula assumir. "Agora sai já daí, vagabundo!" É como se estivessem despachando um empregado a quem se permitiu esse luxo de ocupar a Casa Grande. "Agora volta pra senzala!" Eu não gostaria que fosse assim.[...]

(Entrevista à Folha de SP(dB) - lá na Folha, para assinantes, ou aqui)

Comentários

Anônimo disse…
Daquela pergunta mais atosquentada que eu fiz no comentário a respeito do Lula, extraí a resposta na entrevista do Chico. Esse cara sempre me impressiona, desde que abri os olhos para sua existência. Seu pensamento é para mim, sem dúvida alguma, o mais maduro, pausado, equilibrado e lúcido dos atuais pensadores ‘populares’ do Brasil, e ouso dizer, do mundo. Resolveu, pelo menos para mim, muitas das dúvidas dependentes do approach usado, e é de Chico o approach de um gênio. Fiquei ainda mais contente ainda em saber que faz parte de sua inércia voltar a gravar, mas a entrevista foi feita no final de 2004, né, desde então eu espero que nada tenha mudado.

Abrax
Jean Scharlau disse…
Roy, o Chico não mudou mesmo de idéia, pois esta (nova) entrevista foi publicada no dia 6 de maio de 2006 na Folha.Abraço.
Anônimo disse…
ahhhhhhh!

As vezes acontece do mundo da lua estar em mim! :P
Anônimo disse…
Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»