Sinceramente eu te peço perdão

Eu te peço perdão, embora não me conheças, nem eu nunca tenha te visto.
Eu te peço perdão porque tenho seis casacos e tu não tens uma camisa.
Eu te peço perdão porque tens os braços nus cruzados sobre a réstia de calor que treme em teu peito e eu tenho os meus escondidos.
Eu te peço perdão porque levo a sério coisas sem importância nenhuma e ignoro as que fazem toda a diferença.
Eu te peço perdão por andares a esta hora na rua, catando cascas para carregar quilômetros e transformar em pequena parte do insuficiente de cada dia.
Eu te peço perdão, porque a maior responsabilidade por isto não é minha nem tua e isto alivia a mim, mas a ti não.
Eu te peço perdão porque festejo realizações, enquanto tuas derrotas se multiplicam e crescem sem que eu preste qualquer atenção.
Eu te peço perdão porque só me deixei aprender as distâncias enormes e as proximidades mínimas.
Eu te peço perdão pelo que sentes quando te comparas comigo e com os outros como eu.
Eu te peço perdão pela permanente insuficiência e plena inadequação dos meus sentimentos para contigo.
Eu te peço perdão pelo que penso e sinto por ti.
Eu te peço perdão porque já tive ótimas idéias e intenções para te ajudar, quando estava quase tão mal quanto tu e ao melhorar as esqueci.
Eu te peço perdão pelos meus filhos, que talvez nunca venham a dar-se conta de que devem pedir perdão a ti e aos teus filhos.
Eu te peço perdão porque estás morrendo e a minha culpa não te salva e em nada te ajuda.
Eu te peço perdão porque a tua morte na rua não faz notícia e em tua casa não faz pesar.
Eu te peço perdão por tantas palavras e nenhum auxílio. Nem amanhã à tua família, nem a quem sofria contigo.
Eu te peço perdão porque logo estará outro como tu agonizando aqui mesmo onde estás.

Eu peço perdão a ti, enfim, porque já não pedirei a esse outro.

30 de Outubro de 2003

Comentários

Anônimo disse…
Jean Scharlau disse...
A mídia puxa o coro dos descontentes para o lado que quer. E o lado que a mídia quer é sempre o do dono do veículo - é esse que paga seus motoristas - manda quem pode, obedece quem precisa - alguém duvida disto?

Em meio ao coro de descontentes e reivindicadores sempre estarão aqueles que odeiam isto, este e aquele, que xingam, bradam e vociferam, e que são sempre os primeiros a juntar as pedras do chão e jogar nas vitrines e em outras pessoas, a incitar a multidão à estupidez e ao quebra-quebra. Esses, ou são bem conscientes dos seus objetivos, ou são idiotas úteis.

Desde a ditadura até o desgoverno do PSDB inclusive, têm sido dadas rádios e tvs a salafrários da pior espécie - esses é que escolhem o que será manchete. Desculpem por dizer-lhes assim o óbvio, mas é que tem quem faça questão de não vê-lo e negar até que exista.

O governo Lula não tem sido o governo dos meus sonhos, mas é mil vezes melhor que o pesadelo que o antecedeu e que quase nos transformou no mais pobre país africano.
Jean Scharlau disse…
Confio que breve teremos o Brasil que queremos, onde os talentos sejam reconhecidos, possam trabalhar e ser bem remunerados, sem precisar ir a outros países para isto.

Estamos no caminho certo, desde que não retrocedamos aos políticos Doutores Honoris Causas Próprias, que estão mui contentes, esfregando suas mãos leves.