Dos limões minerais da Vale, serrada do patrimônio público brasileiro, sairá uma limonada?


Presidente Lula anuncia início das obras para construção de uma siderúrgica da Vale em Marabá - PA. Uma boa notícia. Resta saber quanto dessa limonada será paga com dinheiro público, via BNDES, e quanto será desembolsado pela empresa? A conferir.

Do dia 08 de abril temos esta notícia:
Lula volta a cobrar mais investimentos em siderurgia
[...]A vitória do governo na queda-de-braço com a Vale se evidencia com a inclusão no orçamento da usina no Pará, que já vai receber US$ 192 milhões este ano. A construção de uma siderúrgica no Estado governado pela petista Ana Júlia Carepa era uma das obras mais cobradas pelo governo. A Aços Laminados do Pará (Alpa), prevista para entrar em operação em 2013, recebeu do governo local, há uma semana, licença ambiental prévia.

Com investimento estimado em US$ 2,76 bilhões, a Alpa segue o modelo de usinas com capacidade para 5 milhões de toneladas de placas com destino à exportação. Mas, em seu plano estratégico, a Vale destaca que o desenvolvimento do projeto depende de "diversos investimentos públicos em infraestrutura".[...] Leia mais n'O Estado de SP.

Comentários

Scharlau, dinheiro do BNDES não é doação. É financiamento com juros TJLP.