"A boa luta não merma nunca!"


"A boa luta não merma nunca!" foi declaração do ex-governador Olívio Dutra durante encontro, sempre casual porém tradicinal para mim em todas as edições da Feira do Livro de Porto Alegre. Eu costumo dar uma passada na Feira quase todos os dias, então sempre encontro figuras de proa da cultura gaúcha e brasileira. No momento desta foto estavam próximos os escritores Ruy Castro, Alcy Cheuiche e Lélia Almeida.

Após a saída do ex-governador, alguém comentou que ele participa de reuniões periódicas com um grupo de intelectuais do estado para a discussão de temas literários. Aí outro contou que quando ele era Ministro das Cidades costumava, como é do seu feitio, almoçar preferencialmente no restaurante mais simples disponível, no caso o bandejão do Ministério., sendo que em Brasília, funcionários do terceiro escalão para cima só almoçam em restaurantes chiques. Um funcionário de quarto escalão, que ainda não conhecia seu estilo, surpreende-se ao vê-lo almoçando em restaurante de pobre e exclama: - Ministro, o senhor por aqui!!? Ao que Olívio responde de pronto: - Porquê? Tem algum mais barato?

Me disseram também que o Ministro Olívio Dutra ia de bicicleta para o Ministério. A confirmar.

Comentários

Jeff disse…
Jean
realmente é verdade lembro de algumas reportagens sobre isso, e a ministra Marina também, as vezes, além disso era adepto das caminhadas na esplanada dos Ministérios.
Jefferson de Pelotas
Renato Couto disse…
Não conheço da biografia de Olívio, mas já o admiro pelo que foi contado...
Jens disse…
O Olívio também recita (e muito bem) o poema "Perguntas de um operário que lê", do Bretch.
Anônimo disse…
o velho olívio, pessoa mais que humana, dessas que nao vêm em par.

muito boa essa!