Blog é um tipo de bug no sistema?

Blogues, bugues, blogs, busters.
Algumas rapidinhas sobre blogues.

Blogues que são feitos com jeito e ritmo de jornais tendem a ter muitos leitores. O que quero dizer com jeito e ritmo de jornal? Basicamente três itens: 1 - publicação diária, 2 - temas de interesse coletivo e 3 - atenção à qualidade da escrita.

Poucos conseguiram chegar a tal estágio.

O estágio seguinte, que é blog tipo rádio, com notícias, novidades a toda hora, eventualmente gravações, é mais difícil e raro, mas costuma ter mais leituras e audiência.

Um blog tipo TV, o estágio seguinte, teria muito mais sucesso. Digo teria, porque ainda não há na blogosfera (uma confraria de pobres pouco empreendedores) quem invista em gravar e publicar imagens, várias vezes ao dia, mesmo que esse investimento seja ridiculamente ínfimo diante dos custos de manutenção de uma TV local no interior do RS ou de qualquer outro estado, por exemplo.

A não ser, claro, que os pequenos blogueiros se unissem, cada um com sua parcela de investimento em grana e trabalho, que cada um fizesse seu filminho, sua reportagem, periódica, e publicassem todos em um mesmo blogue, sítio. Mas isso, claro, é só uma utopia. É difícil concatenarmos ações organizadas, pois somos muitos mas temos pouco dinheiro, enquanto que para a direita é fácil, pois são poucos (cada vez menos) e têm muito dinheiro (cada vez mais).

Ou não seria assim tão difícil para nós?

Comentários

Anônimo disse…
Dom Jean, é isso, um bug no sistemão, a mosca na sopa da burguesia, a pedra no sapato de cristal da bruxa velha... isso!

Abç.

CF
Esta é uma ótima idéia... Postei em nosso blog: www.guerrilheirosvirtuais.blogspot.com
Atenciosamente
Saroba
Anônimo disse…
Jean,

Dá uma olhada aqui:

http://www.indymedia.org/

http://www.globalvoicesonline.com/

http://www.therealnews.com/

http://www.insanus.org/

Te cadastra em http://www.twitter.com/ e segue os twits da BBC: http://twitter.com/bbcbrasil

Aliás, o meu é http://twitter.com/heliopaz

Criar e divulgar canais no YouTube...

Meu blog, no template novo, agora tem destaque pra me contactar em diversas redes sociais.

Um fenômeno tipicamente brasileiro é o http://plurk.com/ - é uma mistura de MSN com Twitter, organizado por assunto, data e hora, incentivando a participação a partir de pequenas recompensas (aumento do karma).

Tudo isso precisa ser trabalhado em conjunto.

Há alguns procedimentos técnicos padronizados que ajudam a aumentar a audiência. Mas cada blogueiro define suas prioridades em função da forma como prefere interagir com a sua audiência.

Enfim, a rede é auto-organizada, descentralizada e sem uma liderança central. A maior dificuldade é as pessoas aceitarem investir tempo e paciência pra gerenciar o blog como se fosse um veículo de mídia de massa (embora blogs não sejam mídia de massa).

Não basta apenas escrever bem, ser bem-relacionado e bem-informado: é preciso tentar ser um profissional de mídia, gerenciando o seu público e testando constantemente plug-ins interativos no blog, saber usar tags, promover o uso de RSS e assim por diante.

Um domínio próprio, publicidade do Google e investir em um design bonito e funcional ajudam um monte.

[]'s,
Hélio
ॐ Hanah ॐ disse…
Olá Jean,

Passei aqui para agradecer a sua visita...

Boa Semana para ti

Hanah
Eu sou dono de um pequeno armazém e juro por deus nosso senhor que não estou interessado em virar supermercado. O que eu quero mesmo é fazer uma revolução no estado brasileiro para fazer ele funcionar para quem efetivamente precisa. O resto é o resto.
Anônimo disse…
Eu amo este post - totalmente kewl! Bem feito! Eu estou voltando para esse ...