A Buzina do Sirotsky

A Usina do Gasômetro - Porto Alegre - está sediando o mais novo programa do partido RBS, A Buzina do Sirotsky, que tem o objetivo secundário de tornar o apresentador, já velhusco e pouco simpático, mais popular. O principal objetivo porém é inserir a imagem de seu partido (que elegeu prefeito e governadora) em um local há muitos anos, desde a sua criação, associado a partidos aos quais faz oposição - PT, PSB, PC do B.

Foi uma baita jogada política do PRBS, cujos principais sustentáculos que o mantém no poder do Estado e da Capital são os panfletos eletrônicos que espalha através das dezenas de rádios e tevês (em situação ilegal) e os panfletos impressos que vende em bancas, para assinantes e filiados. Através da penetração com esses panfletos o PRBS consegue ser o amor bruxo de grande parte da população gaúcha (e catarinense) e garante a parceria de poderosos grupos econômicos e outros partidos de fachada que assim tiram também a sua polpuda cota de casquinhas do cego, surdo e sem palavras, porque enamorado, povo gaúcho (e catarinense). (Será por isso que tem aumentado tanto o número de piadas sobre a macheza guasca?)

Ontem estive lá à tardinha e havia uma fila de 60 metros do lado de fora da Usina para pegar a senha para entrar no programa. Talvez o público se frustre, pois dentro só encontrará máquinas e imagens, sequer o apresentador estará lá. Em alguns horários encontrarão alguns de seus empregados, mas é só.

Se esse programa traz benefícios para o povo? Talvez, se perceber que é a face do verdadeiro poder do estado oligárquico que se expõe ostensivamente e mostra que desse poder ele, o povo, só participa e participará como matéria prima em um primeiro momento, espectador logo a seguir e vítima permanente. E ainda conseguir fazer os cegos de amor bruxo verem isso.

Comentários

Cé S. disse…
Concordo, Scharlau. A tal "exposição" expõe muito bem a cumplicidade entre a oligarquia local e certos administradores.
Jens disse…
É isso aí Jean: derrubaram a muralha e adonaram-se da Usina, até então um símbolo do PT. Mas algo me diz que no ano que vem vão pagar um preço caro por esta arrogância. Tô com um cutuque.
Claudinha disse…
Jensha, grande sacada a tua! Não havia feito a relação da simbologia da Usina para os partidos ditos de esquerda e o bendito convênio do PRBS e a prefa. Que o local é estratégico, isso não resta dúvida. Por lá, passam centenas de pessoas por dia, um público heterogêneo que, muitas vezes, nem está antenado para as atividades culturais do local, mas que termina por usufruir das exposições que lá se encontram. Uma lástima é a população fazer fila para participar de uma exposição. Nem na Bienal foi assim. Isso tb gera um marquetingue para o troço, deixa as pessoas instigadas - "será que é tão bom assim" - a visitar o espaço. Quanto ao conteúdo desta expo, as pessoas saem maravilhadas com a alta tecnologia disponível para ter acesso às mais variadas informações. Palavra de uma grande amiga minha, ao me perguntar se eu visitaria essa coisa e tentando me convencer a pôr meus pés naquela desgraceira. Tô fora!!!
É impressionante como a Cláudia é conservadora. Que história é essa da Usina ser identificada com o PT? O PT foi contra a construção da Beira Rio e aquele espaço público que integra o calçadão etc., pela vontade do PT, não existiria. Ainda não tive tempo, mas quero assistir essa exposição. O problema vai ser a fila para entrar.
Anônimo disse…
Imagino a fila de estudantes de jornalismo afoitos por conhecerem a história de seus futuros empregadores. Imagino também em sala de aula os elogios dos professores "aos anos" da RBS e a indicação de que "é imperdível essa exposição".
Ainda bem que tranquei a faculdade a tempo!!!!
Prof Toni disse…
Jean e esse monte de elogio dos deputados gaúchos, inclusive a Luciana Genro e a Manuela, à RBS? Esses caras tão doidos?
Boa sacada da conquista do espa�o;; mas ano que vem a gente retoma com alguma das gurias!

tamb�m fiz uma analise, se quiser conferir:

http://www.fazendomedia.com/novas/politica031007.htm

favortei vc, se puder fazer o mesmo pra fortalecer a corrente..

http://alternamidia.blogspot.com/