Semana passada o salário mínimo bateu em 200 dólares

Mas a mídia gorda não viu nada, não ouviu nada, não disse nada além da altura dos rodapés. Nenhuma manchete! Nenhuma capa! Que era o que a notícia merecia. Normal, né. Foi apenas um recorde histórico desde quando se começou (IPEA e BC) a medir o salário com o dólar em 1953. 1953!!!

Pois é... Lembram quando salário mínimo de 100 dólares era o sonho de pré consumo da classe trabalhadora organizada, luta do PT e do Paim? O quê? Já esqueceram? É... Coisa ruim é duro de lembrar: dói...

Quer saber mais? Dá uma olhadinha aqui, no Blogoleone.

Comentários

Anônimo disse…
Mas Jean, qual é a vantagem de salári o alto em dólar baixo? Só pra comprar quinquilharias da China no 1,99, que é mesmo o paraíso onde vai a classe operária de hoje.
É que antes, meu caro (em real, que em dólar tamos baratinhos), a relação dólar/nossa-moeda-de-plantão era diferente, né?

abraço
Jean Scharlau disse…
Salve, Roberto!
A vida também é feita de quinquilharias. Por boa parte dessas quinquilharias a classe média sempre babou e digladiou: computadores, televisão, vídeo>DVD, som, carro! Móveis novos, roupas, geladeira, fogão...

Quem ganha salário mínimo não compra carro? Provavelmente não. Mas o bodegueiro que o abastece agora compra - antes não comprava, ou não tão novo e não com freqüência. Este ano,até maio, foram vendidos mais 26% de carros que ano passado no mesmo período.

Mas computador! Eu vi ontem, meninos, no Ponto Frio, computador para todos, completo, por 889,00, em 24 vezes de 50 pila. Mesma coisa todo o resto: geladeira, tv, fogão. Coisas que quem sempre teve até pode tratar com desprezo e dizer que a vida é mais que isso coisa e tal, que o conforto não faz a felicidade... Mas aí já é outra discussão, pois não?
Jens disse…
Salário mínimo igual a 200 dólares sob o governo de Lula, o apedeuta? Chato isso. Ou melhor, inconcebível. Assim, a direita velhaca esconde o feito. Eles ainda mandam nos jornais e telejornais. Por enquanto...
Roy Frenkiel disse…
Hm... Esse salario minimo nao da pra nada. Nada, nada, nada. Nada. Repito, nao da pra nada. Tipo, porra nenhuma. Voce ganha e... Nao deu pra nada... O que deu nao eh suficiente. O minimo dai, pelos precos da maior parte das coisas ai, deveria ser quase como o daqui.

abraxao

RF

PS: Mas eh irreal esse tipo de salario no Brasil! Nao, eh surreal esse tipo de salario no Brasil.
Anônimo disse…
Olá Jean, faz tanto tempo que não passo por aqui, terei muitas coisas para ler agora.
Grande abraço
Nika.
Jens disse…
Esse salário mínimo não dá pra nada?
Não é bem assim. Para uma imensa parcelas de trabalhadores humildes e explorados (conheço muitos), ele serve para muita coisa.
Reconheço que não é o ideal, mas dizer que não dá pra nada é um pouco demais. Talvez seja o caso de olhar a questão com os olhos de quem necessita dele pra viver.