Porque me ufano 6 vezes de meu voto

1 - Governo deve lançar seguro de preços para agricultor familiar. É a garantia para o agricultor, no momento do plantio, de que na comercialização de seu produto, se o preço praticado no mercado for inferior ao preço mínimo o governo federal vai bancar a diferença. Saiba mais, aqui, pois é uma das melhores notícias* do ano.

2 - Ensino superior privado poderá ser totalmente financiado. O pagamento poderá ser o engajamento dos estudantes e formados em atividades sociais. O objetivo é ampliar o acesso à universidade, pois penas 10,9% dos estudantes jovens, entre 18 e 24 anos, estão matriculados no ensino superior, e a meta estabelecida para 2011 no Plano Nacional de Educação é de 30%. Segundo Haddad, as propostas de mudança no Fies e no ProUni serão apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana. Saiba outros detalhes, desta, que é outra das melhores notícias* do ano, aqui.

* Não costumo chamar possibilidades, mesmo probabilidades, de notícias, mas estas duas, pela importância, configuro como exceções. Acompanhemos para ver se se tornam notícias efetivamente.

3 - Portal da Transparência do governo federal é reformulado para facilitar o acesso e a compreensão dos dados sobre o uso do dinheiro público, por qualquer cidadão que tenha acesso à internet.A página foi lançada em 2004 e já registra mais de 433 milhões de acessos.

Segundo o ministro Jorge Hage, da Controladoria Geral da União (CGU), agora, no renovado portal, o cidadão tem orientações suficientes para se tornar um fiscal do dinheiro público. "O governo federal está expondo, por exemplo, todos os convênios desde 1996 até hoje. E todos os valores repassados a cada entidade beneficiada com cada convênio. Não se tem nada a esconder. Queremos transparência absoluta”

Entre as novidades da página está a Consulta por Favorecidos, que permite saber de forma detalhada a circulação dos recursos públicos federais entre empresas, órgãos federais e cidadãos. Bastar digitar o nome ou o CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou ainda o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para obter as informações.

Também é possível pesquisar os valores das diárias pagas aos funcionários públicos, quando viajam a serviço do governo federal. E conhecer toda a destinação do dinheiro público em programas como o Bolsa Família, tanto nacional quanto local, além de valores e datas de repasses aos estados e municípios. (Fonte).

4 - APÓS 20 ANOS, Câmara aprova marco regulatório para o saneamento. O projeto estabelece as diretrizes nacionais para serviços de abastecimento, coleta e tratamento de esgotos e as políticas de drenagem, coleta e destinação de resíduos sólidos. Aqui.

5 - Governo construiu mais de 2 milhões de casas desde 2003, diz secretária na 7ª Conferência das Cidades. Aqui.

6 - Programa Arca das Letras, criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, já implantou mais de 2.400 bibliotecas em 22 estados brasileiros. O programa leva bibliotecas para comunidades de agricultores familiares, comunidades quilombolas, assentamentos da reforma agrária e associações de crédito fundiário.

Esta semana é a vez dos moradores dos estados de Santa Catarina e Amazonas receberem as bibliotecas. Ao todo serão distribuídas 80 novas arcas, 20 para o Amazonas e 60 para Santa Catarina, que devem permitir o acesso aos livros para mais de 8 mil famílias. Na próxima semana, serão entregues mais 140 bibliotecas no Rio Grande do Norte e Ceará.

As bibliotecas são compostas, inicialmente, por uma arca de madeira com cerca de 200 livros, divididos entre literatura, didáticos e voltados a produção de cada região, e são instaladas em uma residência ou associação indicada pelos próprios moradores. Saiba mais, por aqui.

Comentários

Anônimo disse…
Realmente, o nosso voto foi o mais consciente possível; a sua postagem está muito boa. Um abraço.
Assaz Atroz disse…
Scharlau, ainda de lambuja, serviu para manter aquelas raposas afastadas do galinheiro.
Abraços