As boas da hora

Países do Mercosul assinam acordos para integrar sistemas de segurança. Os acordos prevêem uma série de compromissos mútuos para a instalação do Sistema de Intercâmbio de Informações sobre Segurança do Mercosul (Sisme) que permitirá a integração dos bancos de dados dos países do bloco em três grandes áreas: pessoas condenadas, bens e fatos operacionais.Leia.

Brasil e Peru assinam 12 acordos nos setores energético, social, educacional, científico, de defesa e de saúde. Os acordos foram firmados na quinta-feira (9/11), durante a reunião de Lula e García no Palácio do Planalto. Aqui.

460 mil universitários de todo o país participarão do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2006, no próximo domingo (12). A prova é uma das ferramentas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado em 2004 com o objetivo de traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de ensino superior no Brasil. Saiba mais.

As línguas nativas Tukano, Baniwa e Nheengatu agora são línguas oficiais do município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, ao lado do português. É a primeira vez na república do Brasil que idiomas indígenas são considerados co-oficiais. São Gabriel da Cachoeira fica na região do Alto Rio Negro, a 847 quilômetros de Manaus em linha reta e a 1.600 quilômetros por via fluvial. É o município brasileiro com maior porcentagem de população indígena: 73,31% dos 29,9 mil habitantes.

Com a regulamentação, todos as repartições públicas em São Gabriel da Cachoeira serão obrigadas a prestar atendimento também em Nheengatu, Tukano e Baniwa, e os documentos públicos e campanhas publicitárias institucionais deverão ter versões nos três idiomas. Além disso, a prefeitura deverá incentivar o aprendizado dessas línguas e uso nas escolas, meios de comunicação e instituições privadas. Fonte.

Estatuto das Micro e Pequenas Empresas tramitou por quase três anos na Câmara. Aprovado dia 8/11, no Senado, voltará à Câmara para que os deputados apreciem as alterações feitas. Saiba mais.

Investimentos do BNDES na área social cresceram 86% nos primeiros dez meses deste ano, com destaque para a Economia Solidária, especialmente o microcrédito. Nas áreas de desenvolvimento urbano, desenvolvimento regional e saúde o aumento dos investimentos foi de mais de 100% em relação a igual período do ano passado. Aqui.

Polícia Federal desarticula quadrilha que daria golpe de R$ 120 milhões em ações. Leia.

Comentários

Anônimo disse…
Para desgosto da malta oposicionista, o país caminha. Pra frente.
Um abração.
José Elesbán disse…
Gostei do Nheengatu. Mas como aprender o idioma, que pelo que eu soube se assemelha à antiga língua geral do Brasil antes do Marquês de Pombal impor o português no século XVIII, sem ter que sair de Porto Alegre para São Gabriel da Cachoeira?
Anônimo disse…
O Tukano, imagino, deve ser usado em São Gabriel da Cachoeira estritamente nos casos em que é preciso engabelar o interlocutor.
Anônimo disse…
O humor de Marconi revela-se até em seu comentário, aqui. Agora, falando sério, uma bela iniciativa que envolve o respeito por nossa "ancestralidade" índigena. Abraços.