As gentes direitas e as atitudes sinistras

O ministro César Asfor Rocha, corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aceitou o pedido da coligação Por um Brasil Decente (Pela Tradição, Familias e Propriedades de Sempre = PSDB-PFL) e decidiu abrir investigação judicial eleitoral contra o presidente Lula e os suspeitos de comprar dossiê que reuniria provas de graves crimes cometidos pelo grande can tucano (pobre pássaro!) Zé Serra e prejudicaria por tabela o Geraldo (se é que não o comprometeria diretamente). Em entrevista ao Consultor Jurídico, na última segunda-feira, o ministro Rocha falou sobre o caso:

Consultor Jurídico - Comprar dossiê é crime?
Cesar Asfor Rocha - Depende da forma com que esse dossiê é utilizado, do desvirtuamento que possa ocorrer. Não vamos falar em dossiê, vamos falar em termos de um elemento de informação. Há ato ilícito se há trucagem, se a informação é colocada num contexto falso. Só o fato de uma pessoa entregar informações sobre circunstâncias verdadeiras e isso ser divulgado não caracteriza crime.

Consultor Jurídico - Mesmo que seja utilizado na campanha eleitoral?
Cesar Asfor Rocha - Ainda que seja utilizado na campanha, se o fato é verdadeiro e a utilização é feita de forma escorreita, não há crime. (O ministro é o tipo de pessoa que prefere usar a forma escorreita em vez da forma correta.) Com informações do Blog-jornal RS Urgente. Brisa do Sul também está fazendo um ótimo levantamento do assunto.

Bom, com base na informação do ministro de que “há ato ilícito se há trucagem, se a informação é colocada num contexto falso”, o PT deve, mas deve mesmo, entrar imediatamente com ações no TSE contra essa coligação TFP-PSDB-PFL e contra todos os seus candidatos, de Aécio a Zé, por crime de trucagem e falsificação de informações, falseamento de contextos , exibição ostensiva de defeitos e ocultação de virtudes e atos corretos dos candidatos do PT, através do uso sem peias da indústria de “informação” e “entretenimento” de que dispõem, ou os apóia – jornalões, televisões e rádios.

O PT tem estado há anos na defensiva e as TFPês no ataque desenfreado. O quê está havendo com o PT? Onde a sua combatividade correta, institucional, efetiva? Acho que o PT tem todos os motivos, toda a capacidade e o dever de assumir controle muito maior do campo de disputa. Quem está na vanguarda tem a obrigação de dar o rumo e as condições para o avanço. O que me parece é que há na direção do PT gente preocupada demais com e voltada demais para a retaguarda. Acho que o PT, e também esses, deveria, em vez de esconder-se quando o adversário ilumina o campo, usar a seu favor a iluminação, as câmeras, os microfones e os tribunais.

Comentários

Anônimo disse…
Muito bem colocado, Jean! Porque o PT está encolhido, se a militância é tão boa, ética e politizada? Chega de nos encolhermos frente a essa sucessiva onda de ataques. O ataque é tão maciço que tive até mesmo um certo temor por minha integridade ao manifestar minhas convicções, mas não recuei. Não fiz nada de errado, tampouco os ideais que defendo estão errados. Errados estão alguns indivíduos que acham que estão acima do coletivo, e tomam para si algumas atitudes questionáveis, sejam eles políticos do quadro do PT, ministros, juízes, oposicionistas raivosos ou sanguessugas desesperados. Estão errados os golpistas, e estão errados os golpistas!
Por uma ética na política e em nossa vida!!
Anônimo disse…
Estava falando justamente isso outro dia com o Jens, Jeanscha. O governo vive recuado, irreconhecível, toda vez que surge uma sacanagem nova. Tem que direcionar a discussão, pô! Tinha gente do PT na compra de dossiê? Ótimo, mas tem que investigar o Serra também. A postura, diante da imprensa, tinha que ser essa! Mas não, é um tal de fala daqui, fala dali - parece que desaprenderam a fazer política nos últimos quatro anos!