Estamos só mais prósperos e a caminho de ficar ricos.
Já tive uns 10 ou 15 carros. Já trabalhei intermediando compra e venda de carros, o que por aqui se chama de "picaretagem". O negócio não combinava com o meu perfil, digamos assim, e saltei fora. Faz uns 13 anos isto. Era no tempo da URV (unidade real de valor, que veio a tornar-se o Real). Na época um carro 1.0, zero quilômetro, custava de 6.000 a 7.000 URVs . Sei porque eu tinha comprado um consórcio de um, que depois acabei vendendo antes de retirar o carro. Nunca tive um carro zero quilômetro. Hoje os carros zero mais baratos custam pelo menos R$20.000,00. Bom, mas o assunto propriamente dito é que vinha eu outra noite pela BR116, a Porto Alegre, quando comecei a notar que QUASE TODOS os carros que passavam, em todas as pistas, eram mais novos que o meu, que é um carro 1998, portanto com 8 anos. Depois disso comecei a prestar atenção, também em outras andadas por aí. Os carros velhos desapareceram. E é difícil ver um carro com mais de dez anos.
Quando eu trabalhei com o negócio de intermediar carros, em 1993, a grande maioria tinha carro com mais de dez anos de uso e muitos tinham carros com mais de 20 anos de uso, pois esses não pagam IPVA (nem seguro). Hoje, a maioria tem carros novos e caros, paga IPVA, paga seguro, paga estacionamento. A avaliar pelos carros em trânsito, o Brasil seria um país rico. Será. Sou um homem de fé.
Sabem como chegamos a isto? Digo, aos carros novos? Estabilidade econômica, inflação baixa, previsível e sob controle. Recomeçou com Itamar, o vice de Collor, o relançador do Fusca, e sua URV - sim, RECOMEÇOU, por que antes de 1980 nós também não tínhamos a estratosférica inflação que nos foi enfiada nos 14 anos de 1980 a 94. Chegamos a isto com as prestações fixas - tu podias (e podes) comprar um carro novo em X vezes de tantos reais, valor fixo, por causa da inflação contida. Isto elegeu FhD em 1994. Isto, mais a imprensa de balcão, reelegeu FhD em 1998, apesar do descalabro que ele fez com as empresas Brasileiras. Ano a ano o governo do PT tem baixado a inflação, e o povo brasileiro tem tido cada vez mais acesso aos bens de consumo e conforto. Em Sapucaia do Sul abriram as portas umas 10 lojas de eletrodomésticos e móveis nos últimos anos - Casas Bahia, Benoit, Lebes, Ponto Frio... Sapucaia é uma cidade de operários, em sua imensa maioria.
E o que tem de loja de carros!..
Já tive uns 10 ou 15 carros. Já trabalhei intermediando compra e venda de carros, o que por aqui se chama de "picaretagem". O negócio não combinava com o meu perfil, digamos assim, e saltei fora. Faz uns 13 anos isto. Era no tempo da URV (unidade real de valor, que veio a tornar-se o Real). Na época um carro 1.0, zero quilômetro, custava de 6.000 a 7.000 URVs . Sei porque eu tinha comprado um consórcio de um, que depois acabei vendendo antes de retirar o carro. Nunca tive um carro zero quilômetro. Hoje os carros zero mais baratos custam pelo menos R$20.000,00. Bom, mas o assunto propriamente dito é que vinha eu outra noite pela BR116, a Porto Alegre, quando comecei a notar que QUASE TODOS os carros que passavam, em todas as pistas, eram mais novos que o meu, que é um carro 1998, portanto com 8 anos. Depois disso comecei a prestar atenção, também em outras andadas por aí. Os carros velhos desapareceram. E é difícil ver um carro com mais de dez anos.
Quando eu trabalhei com o negócio de intermediar carros, em 1993, a grande maioria tinha carro com mais de dez anos de uso e muitos tinham carros com mais de 20 anos de uso, pois esses não pagam IPVA (nem seguro). Hoje, a maioria tem carros novos e caros, paga IPVA, paga seguro, paga estacionamento. A avaliar pelos carros em trânsito, o Brasil seria um país rico. Será. Sou um homem de fé.
Sabem como chegamos a isto? Digo, aos carros novos? Estabilidade econômica, inflação baixa, previsível e sob controle. Recomeçou com Itamar, o vice de Collor, o relançador do Fusca, e sua URV - sim, RECOMEÇOU, por que antes de 1980 nós também não tínhamos a estratosférica inflação que nos foi enfiada nos 14 anos de 1980 a 94. Chegamos a isto com as prestações fixas - tu podias (e podes) comprar um carro novo em X vezes de tantos reais, valor fixo, por causa da inflação contida. Isto elegeu FhD em 1994. Isto, mais a imprensa de balcão, reelegeu FhD em 1998, apesar do descalabro que ele fez com as empresas Brasileiras. Ano a ano o governo do PT tem baixado a inflação, e o povo brasileiro tem tido cada vez mais acesso aos bens de consumo e conforto. Em Sapucaia do Sul abriram as portas umas 10 lojas de eletrodomésticos e móveis nos últimos anos - Casas Bahia, Benoit, Lebes, Ponto Frio... Sapucaia é uma cidade de operários, em sua imensa maioria.
E o que tem de loja de carros!..
Comentários
Nao sei se posso dizer o mesmo de onde estou, que parece mais em declinio do que qualquer outra coisa.
So uma ideia: O Brasil ja e um pais rico, quem nao usufrui de sua riqueza e o povo, e se voce me diz que esta mudando, eu sei em quem acreditar.
Abrax!
Quanto á venda de empresas já discutimos sobre isso. Existem efeitos perversos com aumento das tarifas acima da inflação como efeitos benéficos como telefones celulares de graça. Mas há um argumento que me parece definitivo: se só com os coreios e a petrobrás o PT fez o que fez, imagina com o resto. E não tenha esperanças de que as empresas era realmente nossas, meu caro amigo. Aquelas empresas, como todas as estatais, eram antes de tudo das corporações. Mais ou menos como ocorre com as Universidades Federais onde os Sindicatos fazem o que querem e os alunos que se arrebentem. (sabia que vai ter greve de novo?. Os caras não receberam o almento prometido e acusam o governo de traição. Só que o governo não pode cumprir o acordo pela demora da aprovação do Orçamenmto. sabe o que vão fazer? Greve, é claro.) Um abraço.
Quanto á venda de empresas já discutimos sobre isso. Existem efeitos perversos com aumento das tarifas acima da inflação como efeitos benéficos como telefones celulares de graça. Mas há um argumento que me parece definitivo: se só com os coreios e a petrobrás o PT fez o que fez, imagina com o resto. E não tenha esperanças de que as empresas era realmente nossas, meu caro amigo. Aquelas empresas, como todas as estatais, eram antes de tudo das corporações. Mais ou menos como ocorre com as Universidades Federais onde os Sindicatos fazem o que querem e os alunos que se arrebentem. (sabia que vai ter greve de novo?. Os caras não receberam o almento prometido e acusam o governo de traição. Só que o governo não pode cumprir o acordo pela demora da aprovação do Orçamenmto. sabe o que vão fazer? Greve, é claro.) Um abraço.
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